Página inicial > Últimas notícias Iporá > Estudantes apresentam "Auto da Barca do Inferno"

Estudantes apresentam "Auto da Barca do Inferno"

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 11h52 | Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2016, 09h57 | Acessos: 1864

Peça portuguesa de Gil Vicente foi montada durante aulas de Artes e Literatura. As apresentações acontecem nos dias 21, 24, 27 e 28 de junho.

imagem sem descrição.

Estudantes dos primeiros anos do ensino médio do IF Goiano - Campus Iporá estão apresentando uma montagem do "Auto da Barca do Inferno", peça clássica da literatura portuguesa, de autoria de Gil Vicente. Na terça-feira, 21, aconteceu a primeira apresentação. As próximas serão realizadas nos dias 24, 27 e 28 deste mês.

O espetáculo vem sendo ensaiado durante as aulas de Artes e Literatura, sob responsabilidade dos professores José Angelo Nunes e Adria Lima. O objetivo é trabalhar o movimento do Humanismo em Portugal, que é um dos conteúdos da disciplina de Literatura.

O Humanismo português é o nome dado à produção artística de Portugal entre o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Entre os elementos deste movimento, está o chamado "teatro popular", cujo principal autor é Gil Vicente. Suas peças demonstram a transição do pensamento religioso ou teocêntrico para o pensamento antropocêntrico.

O "Auto da Barca do Inferno" é uma sátira da sociedade portuguesa do século 16. O cenário da obra  é um porto, onde ficam duas barcas: uma guiada pelo diabo que leva ao inferno e outra guiada por um anjo que leva ao paraíso. Diferentes personagens entram em cena e são julgados pelos barqueiros, a partir de valores da Igreja Católica da época. A sátira aparece na condenação de personagens como um frade e representantes da lei que, apesar das aparências, não cumpriram seus deveres como cristãos.

Apresentações
21/06 - 13h45: 1º B