Estudantes do Campus Iporá participam da Flip
Eles fizeram parte da turma de 22 premiados no concurso de contos do IF Goiano, que tinha a viagem para a Feira Literária Internacional de Paraty como premiação.
Três alunos do Campus Iporá participaram da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), que aconteceu entre os dias 29 de junho e 3 de julho. Os alunos ficaram entre os 22 melhores colocados na quarta edição do concurso de contos promovido pelo IF Goiano, o “Farol Cultural: Contando histórias de Goiás a Paraty”, que tinha a viagem para a Flip como premiação.
Os alunos premiados foram a Liliana Santos Silva de Queirós, do curso de Tecnologia em Agronegócio, a Carolina Faloni Ferreira dos Santos, do curso técnico em Agropecuária, e o João Marcos de Siqueira Neto, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Liliana ficou na terceira posição com seu conto sobre “O mistério das olericulturas”, que narra a história de sementes que levam uma família a outro mundo. Na chegada a Iporá, Liliana contou que, além das atividades com os autores e da feira de livros, a Flip e toda cidade de Paraty proporcionam aos visitantes oportunidades culturais diversas, como apresentações de teatro, dança e música, declamações e exposição de artes visuais e artesanato, não só nos espaços convencionais mas nas próprias ruas da cidade. Nas palavras dela, “a viagem foi uma oportunidade muito importante para os jovens conhecerem outro lado da cultura, não só da escrita”.
Para o professor Bruno de Oliveira, que acompanhou os vencedores do concurso no ano passado, a ideia de levar os alunos para a Flip é justamente para permitir experiências culturais e artísticas que eles só possuem raramente ou que nunca tiveram. “O IF Goiano está localizado em cidades interioranas, às vezes muito afastadas dos grandes centros, então eles não possuem acesso a manifestações culturais diversas. E lá em Paraty, eles respiram arte e cultura em todos os espaços", explicou.
Para o professor, isso incentiva os alunos a consumirem e produzirem arte, além de se valorizarem enquanto autores. “Boa parte desses estudantes não vai ter uma profissão ligada à área de linguagens, mas todos eles sabem a importância que a linguagem tem no dia a dia, para comunicação, para entender o mundo e até mesmo a própria profissão, porque todos nós interagimos por meio da linguagem”, conclui.
O concurso de contos é promovido pela equipe do Sistema Integrado de Bibliotecas do IF Goiano, com o objetivo de desenvolver a criatividade e o hábito de leitura entre os alunos. Nesse ano, 200 estudantes enviaram contos para o concurso e os 22 melhores colocados foram contemplados com a viagem para a Flip. No dia 29 de junho, antes de seguirem para Paraty, esses alunos participaram de uma cerimônia de entrega de certificados, troféus e medalhas, que aconteceu na Reitoria da instituição.
Assessoria de Comunicação Social
Redes Sociais