Página inicial > Últimas notícias Iporá > Lançado Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Lançado Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 11h51 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2016, 08h34 | Acessos: 1227

O Neabi vai estimular e promover ações orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais. No primeiro evento, convidados discutiram sobre as violações de direitos e lutas das mulheres, mulheres negras e comunidade LGBT.

imagem sem descrição.

Nesta terça-feira, dia 16, foi lançado no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). O núcleo está sendo construído desde o final do ano passado, mas foi apresentado aos alunos agora com um evento que promoveu o encontro e diálogo entre pessoas da comunidade externa envolvidas em lutas da cidadania.

Nos períodos da tarde e da noite, em duas sessões, os convidados apresentaram a importância e as formas de luta por igualdade de direitos das mulheres, negros e homossexuais. Participaram a professora da rede estadual Dayana Gomes, que falou sobre mulheres negras, a escritora Maria Clara Dunck, comentando sobre feminismo, e o professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Guilherme Figueira Borges, discutindo questões relacionadas à orientação sexual, expressão e identidade de gênero.

O professor Leonardo de Oliveira Souza, que preside o Neabi, também participou da conversa inserindo as questões apresentadas dentro da perspectiva dos direitos humanos. Nas palavras dele, “o estranhamento do outro foi e ainda é uma das grandes dificuldades dos indivíduos em sociedade: temos o hábito de julgar e classificar, estabelecendo conceitos do que é certo e errado, bonito e feito, a partir dos nossos padrões culturais, e isso precisa ser objeto de reflexão”.

A fala dos convidados foi sucedida de perguntas e comentários dos alunos e professores, que se disseram intrigados e sensibilizados pelas questões apresentadas.

No período da manhã, chamou muita atenção dos alunos os dados apresentados pela professora Dayana sobre as mulheres negras com relação ao analfabetismo, atendimento à saúde e representação em espaços de poder. Ela também comentou a representação negativa das mulheres negras nas mídias tradicionais. Por fim, a professora relatou sua luta diária contra preconceitos e discriminações: “todos os dias, eu tenho que levantar a cabeça e exigir aceitação da minha condição de mulher negra”.

Neabi

O Neabi é um setor propositivo e consultivo do IF Goiano, presente em todos os seus campi, que tem como missão estimular e promover ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas. Sua criação está ligada às políticas afirmativas, estabelecidas por diversas leis.