Página inicial > Últimas notícias Iporá > Congresso começa discutindo ética na pesquisa

Congresso começa discutindo ética na pesquisa

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2016, 22h11 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 10h10 | Acessos: 1032

A quinta edição do Congresso Estadual de Iniciação Científica do IF Goiano começou na noite desta quarta-feira, 21, na Mansão Casa Verde, em Iporá-GO. O destaque da programação foi a palestra de abertura com o tema “Ética na pesquisa científica”, ministrada pelo professor Luiz Antônio Maffia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

imagem sem descrição.

Em sua fala, o professor deu exemplos e relatou casos de má conduta em pesquisas, como plágio, falsificação de dados e de imagens, supressão de dados e interpretação tendenciosa. Segundo ele, essas condutas acontecem por desconhecimento, necessidade de reconhecimento, de satisfazer índices de produtividade e até mesmo por questões inerentes à própria pesquisa, como o ajuste de dados a hipóteses preconcebidas. E finalizou lembrando que “a sociedade está investindo em nós e, por isso, é preciso ainda mais cuidado nas pesquisas”.

Cerimônia de abertura

Na cerimônia de abertura, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da instituição, Fabiano Guimarães Silva, ressaltou o importante trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido na instituição por docentes, técnicos administrativos e estudantes. E reforçou a importância da iniciação científica, tanto para a viabilização de pesquisas, quanto para a formação dos próprios estudantes.

Também estiveram presentes na cerimônia o reitor da instituição, Vicente Pereira de Almeida, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Elias de Pádua Monteiro, o pró-reitor de Extensão, Sebastião Nunes, o representante da direção da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Iporá, Guilherme Figueira Borges, e diretores de campi.

É a primeira vez que o Campus Iporá organiza o evento, do qual participam mais de 600 estudantes de vários campi do IF Goiano. Na quinta-feira, 22, segundo dia de evento, estão previstas apresentações de trabalhos (oral e pôster), minicursos, oficinas e uma palestra sobre “Inovação e empreendedorismo”. Na programação está prevista ainda a segunda edição da Mostra de Ideias.

Acesse:
Site do evento