Premiação encerra atividades do Congresso de Iniciação Científica
Após três dias de atividades, terminou na noite de sexta-feira, 23, o V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano, que foi realizado em Iporá. O encerramento aconteceu no Espaço Verde, com a premiação das melhores apresentações de trabalhos.
Foram aproximadamente 380 apresentações, em formato de comunicação oral e pôster. As cinco melhores apresentações em cada modalidade foram premiadas.
De acordo com o coordenador institucional de iniciação científica e tecnológica do IF Goiano, Frederico Soares, o congresso é o momento dos bolsistas e pesquisadores orientadores prestarem contas aos financiadores sobre o trabalho que vem sendo realizado, além de ser um momento do aluno treinar suas habilidades e confiança em comunicar resultados de pesquisa. Atualmente, segundo ele, estão vigentes 72 bolsas de iniciação científica do CNPq e 260 bolsas financiadas pelo próprio IF Goiano.
Dentro da programação, aconteceram ainda três palestras e 26 minicursos. A professora Adriane da Silveira Gomes, coordenadora do evento, lembrou que as palestras foram pensadas “para atender as mais diversas áreas do conhecimento”, enquanto os minicursos e oficinas “permitem aos estudantes se aperfeiçoarem em assuntos específicos”.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da instituição, Fabiano Guimarães Silva, lembrou que a pesquisa nas instituições públicas é feita por orientadores, alunos de pós-graduação e alunos de iniciação científica.
De acordo com o pró-reitor, entre as 41 instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica, o IF Goiano possui o maior número de alunos envolvidos com pesquisa. “Além do maior número de alunos, temos o maior número de programas de pós-graduação e o maior número de projetos aprovados no edital universal do CNPq, o que torna a pesquisa na instituição a mais forte nessa rede”.
Acesse:
Lista de premiados
Site do evento
Álbum do Ceict
Assessoria de Comunicação Social
Redes Sociais