Pesquisadores buscam área para novo projeto em Iporá
Nesta terça-feira, dia 20, pesquisadores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e da Embrapa visitaram propriedades rurais em Iporá para planejar a implantação de unidades de referência tecnológica em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.
As unidades de referência são uma espécie de modelo, em que são realizadas pesquisas para encontrar e apresentar aos produtores soluções tecnológicas. Já a integração lavoura-pecuária-floresta é um sistema que permite aumentar a produtividade e, consequentemente, a renda do produtor sem comprometer a sustentabilidade ambiental da atividade.
A proposta tem como objetivo fomentar a implantação do sistema e está ligada ao projeto "Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável", que visa transformar aquele município em uma referência do alimento saudável, sustentável e socialmente inclusivo.
Além de Rio Verde, Iporá também receberá um projeto de integração lavoura-pecuária-floresta em unidade de referência justamente por serem municípios com condições contrastantes de clima e solo. A ideia é que os experimentos nos dois locais permitam projetar soluções que atendam grande parte de Goiás. A finalidade é intensificar a produção de grãos, leite e carne bovina no estado.
Participaram das visitas o pesquisador da Embrapa João Kluthcouski, especialista nesse tema, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães, e pesquisadores que trabalham com projetos de integração na instituição.
Assessoria de Comunicação Social
Redes Sociais