Página inicial > Últimas notícias Iporá > PDI: Lançado plano de trabalho para elaboração de novo documento
PDI

PDI: Lançado plano de trabalho para elaboração de novo documento

Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 15h07 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 21h27 | Acessos: 456

Plano contemplará ações previstas para o quinquênio 2019-2023.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) lançou nesta segunda-feira o plano de trabalho para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, já aprovado pelo Conselho Superior da Instituição. A apresentação foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), que está à frente das discussões. A proposta foi apresentada ao reitor, Vicente de Almeida, pró-reitores, diretores de área, gabinete e assessores do órgão gestor da Instituição.

De acordo com o cronograma inicial, serão compostas comissões temáticas para elaboração dos capítulos que vão reestruturar o documento. Essas comissões serão definidas a partir de representantes das comissões locais que vão participar das discussões. Tudo o que for definido será validado por uma comissão central.

Para a execução dos trabalhos estão previstos, também, visita a todos os campi do IF Goiano, quando as comissões temáticas e locais terão a oportunidade de discutir os temas relativos ao PDI entre seus pares. Além disso, haverá dois encontros de planejamento administrativo e estratégico, na Reitoria, para debate e validação do documento e, também, implantação da Política de Gestão de Riscos da Instituição.

Para assegurar a participação coletiva, a previsão é que a minuta do PDI seja posta em consulta pública no mês de setembro de 2018, quando estará aberta a sugestões de toda a comunidade escolar. Findada esta etapa, o documento vai para deliberação do Conselho Superior do IF Goiano.

O PDI é um instrumento de planejamento da Instituição que expressa a missão, visão e valores do Instituto, bem como metas para cada cinco anos e as estratégias para se atingir esses objetivos. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Elias Monteiro, lembra que é fundamental a participação de todos no processo, a fim de que o documento represente, de fato, as necessidades da Instituição.

Divulgação - A fim de mobilizar o maior número de atores possível, a Instituição iniciará, em breve, uma campanha de divulgação para o desenvolvimento do novo PDI, que parte é, na verdade, uma (re)elaboração do documento anterior, válido durante o quinquênio 2014-2018. Também foi desenvolvida uma página para no portal do IF Goiano (veja abaixo), na qual serão inseridas todos os documentos do plano de trabalho para quem quiser acompanhar as discussões.

A exigência do PDI está descrita no Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Conforme o artigo 16 deste documento, o plano deve conter, ao menos, os seguintes elementos: missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso; projeto pedagógico da instituição; cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos; organização didático-pedagógica da instituição; perfil do corpo docente; organização administrativa da instituição; infraestrutura física e instalações acadêmicas; oferta de educação a distância, sua abrangência e pólos de apoio presencial; oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.

Acesse página do PDI 2019-2023

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos