Página inicial > Últimas notícias Iporá > Equipe de ensino divulga relatório de aprovações em vestibulares

Equipe de ensino divulga relatório de aprovações em vestibulares

Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 16h55 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 07h44 | Acessos: 593

Levantamento foi realizado entre os estudantes que concluíram o ensino médio em 2017.

Os concluintes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio foram questionados sobre suas aprovações em vestibulares ao solicitarem seus certificados de conclusão e histórico escolar na secretaria. Com base nas respostas as coordenações dos cursos compilaram o relatório que aponta que 76,31% dos alunos foram aprovados em vestibulares. Deste total, 70% em instituições públicas.

O desempenho dos estudantes do campus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos anos coloca Iporá em destaque entre as escolas públicas de Goiás. Este relatório comprova esta posição, já que diversas universidades utilizam a nota do Enem como critério de seleção.

Para Suelia Araújo, coordenadora dos cursos técnicos de nível médio, o foco dos institutos federais é a formação profissional, mas a qualificação do corpo docente, aliada com a estrutura física e as ações de pesquisa e extensão do Campus Iporá preparam seus alunos para além do mundo do trabalho, garantindo sucesso para aqueles que desejam continuar os estudos com uma graduação.

Este alto número de aprovações em vestibulares evidenciam uma característica dos cursos técnicos integrados, onde os estudantes buscam o Instituto Federal pela qualidade do ensino e não apenas pela formação profissional associada ao ensino médio.

Já os cursos técnicos subsequentes/concomitantes, destinados  a estudantes que estejam cursando a partir do segundo ano, ou que já concluíram o Ensino Médio, apresentam outra característica e conseguem inserir os concluintes rapidamente no mercado de trabalho. Exemplo disso é o ex-aluno Flávio Lopes Claudio, que após terminar o curso Técnico em Agropecuária conseguiu a aprovação no concurso do IF Goiano e hoje atua nesta área na Fazenda Escola do Campus Iporá.

Flávio Lopes, ex-aluno de curso técnico e hoje servidor

Wilton Ribeiro, outro ex-aluno que também é servidor

Outro exemplo de ex-aluno que saiu do curso direto para o mercado de trabalho é o técnico em tecnologia da informação Wilton Ribeiro, que atuou no setor privado por dois anos até ser aprovado no concurso do IF Goiano e hoje também trabalha no Campus Iporá. Ele explica que a formação recebida no curso técnico ainda o motivou a fazer a graduação na mesma área, concluindo o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Atualmente existem seis ex-alunos de cursos técnicos atuando no próprio Campus Iporá após aprovação em concurso público, destacando o curso Técnico em Secretariado que formou três servidoras.

Acesse:

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Iporá