Página inicial > Cursos Técnicos > Uncategorized > Desenvolvimento de Sistemas

Desenvolvimento de Sistemas

Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2016, 18h07 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 09h46 | Acessos: 982
Informações Gerais Atuação e perfil profissional Documentos Corpo Docente Infraestrutura Projetos

Projetos Integradores

O Projeto Integrador (PI) é uma proposta de trabalho interdisciplinar que tem como objetivo integrar/inter-relacionar os conhecimentos nas áreas específicas e de conhecimentos gerais, promovendo o desenvolvimento de competências, a capacidade pessoal de pesquisar, mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, contribuindo para a formação integral do estudante. Sendo assim, os Projetos Integradores devem ser realizados de forma integrada entre, pelo menos, duas disciplinas: uma disciplina do núcleo básico e uma do núcleo articulador ou profissional.

• Descarte Sustentável dos Equipamentos de Eletrônicos Obsoletos e do Lixo eletrônico do Campus Iporá
  • Uso da tecnologia para o conhecimento e resolução de problemas cotidianos
  • Plantando ideias, colhendo sucessos -  um olhar para o jovem empreendedor
  • Ensino de programação de computadores voltado para OBI
  • Ensino de Automação residencial com Arduino
  • TECAGROPEC - Soluções tecnológicas para o setor agropecuário

Projetos de Pesquisa

PIBIC-EM - O programa é voltado para os estudantes de Ensino Médio e tem como finalidade despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de Ensino Superior.

• Desenvolvimento de módulo com software embarcado para alimentação de peixes em viveiros por temperatura da água. Nome da Orientadora: Eliana Tiba Gomes Grande. Nome do aluno: Gabriel Vilela de Sousa e Eduardo Walker Cruvinel Silva.
  • Uso de software na tomada de decisão para agrupamento de vacas em lactação. Nome do Orientador: Vanderlei Alves Cardoso. Nome dos alunos: Francisco Alves de Oliveira Neto e Ígor Sousa Ferreira.
  • Análise e desenvolvimento de um portal Web para a interação entre alunos e professores. Nome do Orientador: Marcos Alves Vieira. Nome dos alunos: Ana Beatriz Paes Borges.
  • Adaptação do jogo tetris para o ensino da tabela periódica em dispositivos móveis. Nome da Orientadora: Eliana Tiba Gomes Grande; Nome do aluno: Erik Menezes Costa.

Outros editais

Criação de software para cálculo da exigência nutricional de ruminantes de produção (bovinos, ovinos e caprinos). Edital de Propostas de Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada (Edital nº 21/2015). Coordenador do projeto: Vanderlei Alves Cardoso, Membros colaboradores: Carlos Antônio Ferreira, Eliana Tiba Gomes Grande, Newarney Torrezão da Costa, Taynan Dias Moreira, Larissa Ferreira Golçalves e Dyullia Moreira de Sousa.

Projetos de Extensão

ENATI

Estudando e Praticando o Karatê - O Aperfeiçoamento do Atleta na Arte Marcial Através da Prática e do Conhecimento de Física. Coordenador do projeto: Rodrigo Alves Moreira