A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Estrutura organizacional
Início do conteúdo da página

Estrutura organizacional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 15h40 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 15h44 | Acessos: 169

Diretoria do Centro de Referência em Ensino e Formação em Rede

A Diretoria do Centro de Referência em Ensino e Formação em Rede do Instituto Federal Goiano (CERFOR) tem a finalidade de desenvolver e implementar políticas de ensino e aprendizagem em rede no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão que estejam relacionadas com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

Compete à diretoria do CERFOR:

I- Elaborar estratégias de uso das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como instrumento do processo de ensino aprendizagem e de facilitação do desenvolvimento dos saberes;

II- Promover a integração sistêmica com os campi, para a consolidação das políticas institucionais de apoio à EaD e de formação inicial e continuada de professores e técnico administrativos da educação;

III- Fomentar e coordenar, em conjunto com a Coordenação-Geral de EaD, a oferta de cursos a distância, em diferentes níveis e modalidades em consonância com os arranjos produtivos regionais, bem como relacionados à formação de professores e técnico administrativos da educação;

IV- Consolidar o CERFOR como uma unidade de ensino do IF Goiano na oferta de cursos em diferentes níveis e modalidades em consonância com os arranjos produtivos regionais, bem como relacionados à formação de professores e técnico administrativos da educação;

V- Promover a cultura do uso da educação a distância como modalidade e da utilização das TDICs no processo educativo;

VI- Promover a cultura de ação colaborativa em rede no âmbito das atividades relacionadas às TDICs nos processos de ensino, pesquisa e extensão;

VII- prospectar programas de fomento externo para a realização de ofertas com vistas à institucionalização da EaD no âmbito do IF Goiano;

VIII- Apoiar os Campi na análise de oportunidades e adesão à projetos e programas com fomento externo público e privado voltados à Educação a Distância, bem como buscar, juntamente com a Coordenação de Assuntos Internacionais, quando for o caso, a cooperação de instituições locais e estrangeiras com o objetivo de desenvolver a educação a distância;

IX- Organizar e acompanhar a aplicação das tecnologias digitais nos programas de formação desenvolvidos pelo IF Goiano e de seus parceiros.

X- Propor a política institucional de execução da carga horária a distância nos cursos presenciais do IF Goiano.

 

Coordenação-Geral de Educação a Distância

A Coordenação-Geral de Educação a Distância, subordinada à Diretoria do CERFOR, tem como objetivo criar, acompanhar e avaliar políticas, programas e projetos institucionais para a modalidade de ensino em cursos presenciais com carga horária em EaD e a distância, apoiado por tecnologias digitais, garantindo as condições didático-pedagógicas, tecnológicas e administrativas adequadas. 

 

Compete à Coordenação-Geral de Educação a Distância: 

I- Dialogar com as áreas técnicas do IF Goiano sobre a estrutura pedagógica e tecnológica do Ambiente Virtual de Aprendizagem;

  1. fomentar a interação e articulação interinstitucionais para a execução de projetos de EaD; 

III. assessorar a Reitoria e as Pró-Reitorias em assuntos relacionados a educação a distância em todos os níveis e modalidades; 

  1. propor melhorias contínuas nos requisitos funcionais relacionados ao AVA Moodle; 

Configurar rotinas de backups e restauração de todos os cursos e disciplinas ofertados em nível institucional pelo IF Goiano;

  1. Executar a integração entre o AVA Moodle e os diversos sistemas  adotados pelo IF Goiano, com o sistema administrativo e o sistema acadêmico;
  2. Operar o sistema AVA em nível administrativo para realizar as configurações necessárias para o correto funcionamento, tais como: Login, Nome, e-mail, forma de autenticação e integração de diários;

VII. Configurar e implementar cursos e salas virtuais de acordo com o planejamento proposto pelo Núcleo Pedagógico da Coordenação-Geral de EaD. 

 

Núcleo Pedagógico de Educação a Distância

O Núcleo Pedagógico de EaD, subordinado à Coordenação-Geral de EaD, é responsável pelo planejamento, acompanhamento e proposição de políticas institucionais que subsidiem a modalidade a distância, no que tange os aspectos pedagógicos do processo educativo, tendo como atribuições: 

I - Subsidiar o CERFOR na definição da política institucional da modalidade a distância, e da implantação e oferta de carga horária a distância em cursos presenciais (CHEaD) do IF Goiano;

II - Acompanhar a execução e emitir pareceres da modalidade a distância, seja em cursos EaD ou em cursos presenciais que utilizem CHEaD nos campi do IF Goiano, no que diz respeito a documentos institucionais e de curso;

III - Sistematizar e divulgar modelos e metodologias voltadas à EaD e de CHEaD realizados no âmbito do IF Goiano e de demais instituições de ensino com experiências exitosas dessa estrutura curricular e metodológica;

IV - Planejar programas e projetos formativos para a utilização de TDICs, na modalidade presencial e a distância;

V - Analisar e propor adequações ao AVA e sistema acadêmico institucionais, em conjunto com os setores técnicos responsáveis do IF Goiano quanto à parte pedagógica;

VI - Organizar e sistematizar dados de abertura de salas virtuais vinculadas a cursos presenciais a fim de traçar um perfil institucional da utilização de carga horária a distância em cursos presenciais;

VII – Organizar e sistematizar dados acadêmicos e socioeconômicos dos estudantes da modalidade a distância, em cursos próprios e com fomento externo, a fim de elaborar relatórios sobre permanência e êxito;

VIII - Criar estratégias de vinculação entre a oferta de carga horária a distância em cursos presenciais e a política institucional de permanência e êxito;

IX - Socializar processos educativos e experiências docentes que utilizem o planejamento da modalidade a distância;

X - Integrar ações de planejamento, acompanhamento e formação no sentido de instaurar uma cultura institucional para educação híbrida, de forma que as TDICs sejam compreendidas como uma ferramenta educativa com vistas à concepção integral e social do processo de aprendizagem.

 

Núcleo de Produção Audiovisual Educacional

Compete ao Núcleo de Produção Audiovisual Educacional, subordinado à Coordenação-Geral de EaD: 

I- Coordenar e organizar as ações audiovisuais desenvolvidas nos estúdios de gravação e edição do IF Goiano;

II- Produzir conteúdo audiovisual educacional para ser utilizado na Educação a Distância e outras mídias educacionais no âmbito do IF Goiano;

III- Colaborar com a Assessoria de Comunicação na produção de conteúdo audiovisual de divulgação de cursos e outras iniciativas do IF Goiano;

IV- Assessorar os Campi quanto à produção de conteúdo audiovisual voltado à Educação a Distância.

Fim do conteúdo da página