Página inicial > Programas e Projetos > A Educação Ambiental através do estudo da qualidade dos cursos d'água do entorno da cidade de Arraias/TO

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2017, 11h56 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2017, 11h57 | Acessos: 715

Equipe: Prof.a Ma. Zara Hoffmann, Prof.a Ma. Karine Dias Gomes dos Santos, Prof.a Priscila Cruz Antunes.

imagem sem descrição.

Este projeto atendeu a proposta da linha de extensão sobre "Questões Ambientais" com o objetivo de despertar o interesse tanto dos alunos do IF Goiano Campos Belos, como dos alunos das outras escolas da região, em participar criticamente e ativamente nos assuntos ambientais que afligem seu entorno. A partir da integração aluno/ambiente, teve interesses despertados pelos sistemas ambientais e as conseqüências das intervenções humanas. A metodologia consistiu em desenvolver ações de estudo da qualidade de um curso d'água, à escolha da escola participante, cuja análise da água foi efetuada sob dois aspectos: quantitativo e qualitativo.

Cidades Alcançadas: Arraias-TO

Público atendido: O público alvo do projeto é a comunidade do distrito de Canabrava, em Arraias/TO, há 30 km de Campos Belos, o qual foi diretamente atingido pelos resíduos da extração dos minérios de fosfato e a fabricação de fertilizantes, os quais contaminaram o Rio Arraias, atingindo principalmente a população ribeirinha

Relevância social: A sistematização dos dados pesquisados, dos resultados do impacto ambiental causado serviu como banco de dados tanto para a comunidade local como para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que poderão gerar futuras ações para proteção da comunidade ou pelo menos para minimização das agravantes.