Página inicial > Programas > Iniciação Científica

Iniciação Científica

Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2015, 11h20 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 18h04 | Acessos: 1246

O Programa de Iniciação Científica e o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IF Goiano possui oferta de bolsas para projetos de pesquisa envolvendo alunos de ensino médio (PIBIC-EM) e de ensino superior (PIBIC-ES e PIBITI), bem como o incentivo a projetos de pesquisa para alunos voluntários (PIVIC-EM, PIVIC-ES e PIVITI).

Iniciação Científica – Ensino Médio

O programa é voltado para os estudantes de Ensino Médio e tem como finalidade despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de Ensino Superior.

Iniciação Científica – Ensino Superior

O programa é voltado para os estudantes de graduação e tem como principal objetivo o incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, orientação adequada por pesquisador qualificado, individual e continuada.

Iniciação Científica – Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O programa é voltado para a participação de estudantes de graduação em projetos específicos, coordenados por pesquisadores do IF Goiano, com foco em inovação, para que desenvolvam a prática da inovação com orientação qualificada.

Objetivos da Iniciação Científica

• Consolidar a política de pesquisa para a iniciação científica no ensino médio, nos cursos técnicos, tecnológicos, bacharelados e licenciaturas do IF Goiano, reforçando a integração entre ensino médio, graduação e pós-graduação, por intermédio da qualificação dos alunos para os programas de Pós-Graduação.
    • Proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos.
    • Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos básicos e estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa e desenvolvimento.
    • Estimular a parceria entre o IF Goiano e outras Instituições a desenvolverem atividades de pesquisa e inovação contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados para a atividade de pesquisa no IF Goiano.
    • Contribuir para a formação de recursos humanos em atividades de pesquisa, com ênfase em desenvolvimento tecnológico e inovação, com o propósito de fortalecer a capacidade inovadora das empresas no País.
    • Estimular o desenvolvimento tecnológico e a criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto das necessidades de mercado com os problemas de pesquisa.
    • Estimular os pesquisadores do IF Goiano a engajarem estudantes de graduação em processos de geração e melhoria da transferência do conhecimento da universidade para a sociedade.
    • Estimular a parceria entre o IF Goiano e outras Instituições a desenvolverem atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados para a atividade de pesquisa tecnológica e inovadora, possibilitando o aumento do número de depósitos de propriedade intelectual do IF Goiano.

Os editais para seleção de estudantes bolsistas e voluntários são divulgados anualmente no portal do IF Goiano, normatizando os requisitos para a participação no Programa.

Siglas:

• PIBIC-EM – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio
  • PIBIC-ES – Programa de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Superior
  • PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
  • PIVIC – Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica
  • PIVITI – Programa Institucional Voluntário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Editais

Regulamentos