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Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)

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Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2015, 10h47 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 20h57 | Acessos: 6802
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Sobre o NAPNE

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do IF Goiano - Campus Rio Verde surgiu no ano de 2011, logo após a promulgação do Decreto 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado nas Instituições de Ensino brasileiras. No organograma do Campus Rio Verde, o NAPNE encontra-se ligado à Diretoria de Ensino.

De maneira geral, objetiva-se fomentar a criação de uma cultura de “educação para a convivência" e para o acolhimento da diversidade no âmbito do campus, a partir da implementação da pesquisa e identificação dos fatores físicos, educacionais, comportamentais e culturais que representam barreiras à inclusão de alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) no ensino regular e, por sua vez, a consequente intervenção interdisciplinar frente as mesmas.

Além disso, possui como objetivo específico contribuir na implementação das políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos alunos PAEE (pessoas com deficiências – intelectual, auditiva/surdez, visual, física e múltipla; transtornos globais do desenvolvimento; e altas habilidades/superdotação), bem como disponibilizar apoio especializado a tais alunos e, também, aos professores.

Dessa forma, o NAPNE tem a intencionalidade de promover ações e intervenções educativas para as pessoas marginalizadas e excluídas historicamente, a saber, as pessoas em situação de desfavorecimento social devido à etnia, orientação sexual, gênero, credo, condição econômica, PAEE, pessoas encarceradas, apenadas e adolescentes em conflito com a lei.

Atualmente, o NAPNE é coordenado pela pedagoga Jeanne Mesquita de Paula Leão e possui como membros: o intérprete em Libras/Português, Adriano Aparecido da Silva; a pedagoga Vilma Maria da Silva; a professora Patrícia Gouvêa Nunes; o professor Calixto Junior de Souza; e a fisioterapeuta Acácia Gonçalves Ferreira Leal.

Identificação para atendimento

A identificação dos alunos que têm direito ao atendimento prestado pelo NAPNE foram delimitados nos termos do Regulamento Institucional dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IF Goiano, que consideram-se como excluídas e marginalizadas e as pessoas em situação de desfavorecimento social devido à etnia, orientação sexual, gênero, credo, condição econômica, necessidades específicas, estudantes com altas habilidades/Superdotação, pessoas encarceradas, apenadas e adolescentes em conflito com a lei. Sendo assim, foram agrupados da seguinte forma:

1. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo que, em interação com uma ou mais barreiras, tem obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Incluem-se nesta definição: Deficiência Física/Motora, Deficiência Intelectual, Deficiência Mental, Deficiência Sensorial *Deficiência psicossocial.

2. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados pela combinação das dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Podem ser elencados como:

Transtorno do Espectro Autista (TEA) com três níveis (nível 1 de suporte, nível 2 de suporte e nível 3 de suporte).

Síndrome de Rett – questão genética que tem como característica principal a regressão ou desaceleração do desenvolvimento da criança por volta do primeiro ano de vida;

Psicose infantil – apresentação de delírios e alucinações que afetam o desenvolvimento da criança nos termos de linguagem, interação social, brincar, entre outros.

Síndrome de Kanner – é a forma mais severa do transtorno do espectro autista e também é conhecida como autismo clássico.

3. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com algumas áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas, normalmente, sobrepondo seu desenvolvimento acadêmico, em relação aos demais, de forma significativa. Dentre as áreas do conhecimento estão: Intelectual, Liderança, Psicomotora, Artes, Criatividade.

4. Alunos com distúrbios de aprendizagem: aqueles que apresentam modificações nos padrões de aquisição, assimilação, análise e armazenamento de informações (devido a uma questão neurobiológica). Incluem-se nesta definição: Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

5. Alunos com necessidades educacionais específicas provisórias: aqueles que adquirem um quadro, de caráter temporário, que resulta em dificuldades ou impedimentos no desenvolvimento acadêmico.

É importante ressaltar que cada caso é único e individual. “Estas definições do público-alvo devem ser contextualizadas e não se esgotam na mera categorização e especificações atribuídas a um quadro, uma vez que as pessoas se modificam continuamente transformando o contexto no qual se inserem” (Figueira, 2019). Por isso, se justifica a atuação da equipe do NAPNE considerando cada aluno como ser único, com as caraterísticas individuais, e particularidades, buscando a inclusão de todos os alunos e a promoção de uma efetiva aprendizagem.

 

Como o aluno é inserido:

A identificação dos estudantes com necessidades específicas pode ser feita das diversas formas:

  1. No ato do processo seletivo/matrícula, pelo aluno ou responsável, nos documentos a serem preenchidos e/ou anexados no sistema;

  2. A qualquer tempo, em contato com o Núcleo, com entrega de laudo, ou conversa informal;

  3. No decorrer do período letivo, por parte de professores, colegas de turma, ou demais profissionais envolvidos no processo pedagógico, encaminhando a demanda para o setor, de modo a serem analisadas e consideradas pelo Núcleo, quando suspeita da necessidade educacional específica do aluno.

Observações:

Serão considerados estudantes com necessidades específicas aqueles que apresentem laudo ou que, após análise de equipe multidisciplinar, sejam identificados como tal.

A falta do laudo médico não desobriga o NAPNE de acompanhamento e orientação necessária para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do estudante.

A partir do encaminhamento, a equipe do NAPNE iniciará um processo de triagem para identificação da necessidade educacional específica, e caso necessário, contato com a família ou responsável, buscando estratégias que auxiliem num melhor atendimento da necessidade específica do aluno. Ainda que haja um entendimento do núcleo, da necessidade de avaliação de outros profissionais da área de saúde, educação e/ou serviço social, para elaboração e auxílio no atendimento, o mesmo será encaminhado para esses serviços de apoio, buscando elementos que contribuam e fundamentem as estratégias pedagógicas mais adequadas ao atendimento. Todas as informações formalizarão o registro do aluno do Núcleo, de modo a nortear seu atendimento e acompanhamento, sendo este, restrito aos servidores que compõem ao Núcleo, de modo sigiloso.

 

Processo de atendimento

Após a identificação da demanda com o estudante, seguem as ações para uma melhor compreensão da situação:

  1. Identificação da situação pela equipe e entendimento da demanda;

  2. Conversa inicial com o estudante para anamnese;

  3. Reuniões com pais ou responsáveis;

  4. Levantamento de dados específicos do estudante: laudo, frequência, aproveitamento, interação com a turma...

  5. Reunião dos membros do NAPNE para, apresentação e discussão do quadro apresentado pelo aluno com providências e encaminhamentos necessários para o planejamento das ações de intervenção;

  6. Elaboração de um Plano de Atendimento Individualizado, embasado nas necessidades do aluno, sendo elaborados estratégias e critérios de atuação docente com o propósito de adequar a ação educativa escolar à maneira peculiar do aluno aprender. Se necessário, serão realizadas adaptações curriculares que oportunizam a construção de conhecimentos de maneira ajustada a sua necessidade específica. Estas adaptações podem ser de pequeno porte (não-significativas) ou de grande porte (significativas);

  7. Planejamento e realização de reuniões com a equipe docente e pedagógica do campus;

  8. Acompanhamento periódico ao aluno e/ou familiares/responsáveis e Registro de Atendimento ao Aluno e/ou Responsável, como forma de verificar a eficácia das ações planejadas e, caso necessário, realizar ajustes ou alterações.

  9. Encaminhamentos mais específicos, quando necessários;

 

Observação: O estudante tem o direito de recusar o apoio, os acompanhamentos e demais procedimentos previstos pelo NAPNE. Nesse caso o Núcleo registrará a ciência de tal recusa e será assinada por todos os envolvidos no processo.

 

Membros

Pedagoga Jeanne Mesquita de Paula Leão – Coordenadora

Tradutor e Intérprete de Libras/Português Adriano Aparecido da Silva

Pedagoga Vilma Maria da Silva

Professora Patrícia Gouvêa Nunes

Professor Calixto Junior de Souza

Fisioterapeuta Acácia Gonçalves Ferreira Leal.

 

Confira as ações do Núcleo clicando em: Acontece no NAPNE

 

Contatos e horário de funcionamento:

Sala do NAPNE – Prédio Administrativo

Horários de atendimentos:

Das 7h às 11h; Das 13h às 17h e das 18h às 22h.

Contatos:

Celular: (64) 99208 7863

E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

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