Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Licitação > Destaque - Polo de Inovação > IF Goiano é finalista em premiação da Embrapii
Início do conteúdo da página

IF Goiano é finalista em premiação da Embrapii

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 16h39 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 16h42 | Acessos: 23

Projeto em parceria com a Provivi desenvolveu tecnologia de distribuição de produto para manejo de pragas. Tecnologia ficou entre as seis finalistas da categoria "Projeto Mais Inovador" da Embrapii.

Tecnologia pode ser integrada à máquina agrícola ou drone. Foto: Laboratório de Drones e Agricultura Preditiva/IF Goiano
imagem sem descrição.

O IF Goiano desenvolveu uma nova tecnologia para distribuição de produto para manejo de pragas, em parceria com a empresa Provivi. A tecnologia foi uma das seis finalistas da categoria "Projeto Mais Inovador" de 2025, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que fomentou a iniciativa. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 9 de dezembro e o projeto ficou na terceira colocação.

O principal objetivo do projeto era conseguir distribuir o novo produto da Provivi na lavoura de forma eficaz. O produto é um feromônio sintético que provoca a confusão sexual da lagarta-do-cartucho, dificultando a reprodução do inseto. Seu uso pode reduzir a aplicação de inseticidas na lavoura, reduzindo custos e impactos ambientais.

"Esse produto chegou à nossa equipe no formato granular e não havia nenhuma tecnologia que conseguisse aplicá-lo de modo otimizado. O desafio era distribuir o produto em baixíssima dose e de forma homogênea", explicou o pesquisador Tavvs Alves, que coordenou o projeto.

Com esse desafio, o pesquisador, que é agrônomo entomologista, formou uma equipe com especialistas da área de Engenharia Elétrica, Automação e Sistemas de Computação. A equipe desenvolveu um protótipo que pode ser acoplado a um trator ou a um drone, e a aplicação do produto na lavoura pode "pegar carona" em outras operações com a máquina agrícola, sem gerar custos extras de manejo.

O protótipo foi desenvolvido e testado em lavouras comerciais, na região do sudoeste goiano.

Núcleo de Relações Institucionais do Polo de Inovação/IF Goiano
Texto: Karen Terossi

Fim do conteúdo da página