Feira de Ciência e Tecnologia 2024 apresenta biomas do Brasil
Exposição de trabalhos teve início na manhã desta quinta-feira, 17, e segue até a sexta-feira 18
Por Tiago Gebrim
A Corporação Musical do Campus Ceres, sob regência do servidor Hugo Campus, executou o Hino Nacional
Na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) deu início à sua XXV Feira de Ciência e Tecnologia (FCT). O evento, tradicionalíssimo, traz mais de 110 trabalhos científicos para exposição a toda a comunidade ceresina e circunvizinha. A mostra de trabalhos ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro, quinta e sexta-feira, e espera a visita de mais de 30 escolas de Ensino Fundamental e Médio da região.
Durante a abertura, a professora Fabiana Marques, responsável pela realização desta edição da FCT, falou sobre a relevância do tema da Feira, que é Biomas do Brasil. “Nos convida a refletir um pouco sobre a imensa riqueza natural do nosso País. [...] O Cerrado, onde estamos inseridos, é um dos mais ricos em diversidade, vocês verão bem por meio das exposições”. Ao trazer, ainda, saberes e tecnologias sociais em seu bojo, Fabiana afirmou: “A união entre conhecimento científico e saberes locais tem o poder de transformar realidades, e é isso que buscamos aqui no Campus.”
Fabiana Marques e Adriano Braga durante a abertura da XXV Feira de Ciência e Tecnologia
O diretor-geral, Adriano Braga, em seu discurso, falou da importância do apoio de instituições de fomento, como a Fapeg e o CNPq, em eventos do tipo, que muitas vezes exigem um volume considerável de recursos para serem realizados. Adriano lembrou que, a contar pela idade atual do Campus Ceres - 29 anos -, a Feira, em sua 25ª edição, é um dos eventos mais tradicionais e importantes da unidade. “O importante é que das edições da Feira de Ciência, tenho certeza também desta também, são despertados o lado profissional de vocês para alguma ação, para alguma vocação, que poderá vir a ser a profissão escolhida”, afirmou Adriano, reforçando a importância do evento para a formação integrada.
Apresentação Os biomas do Brasil - uma exposição sensorial, elaborada por estudantes de Informática para Internet
Apresentações e representações - A solenidade de abertura da Feira não teve palestras ou rodas de conversa. O foco incidiu em apresentações que valorizassem o trabalho e o protagonismo dos próprios estudantes. Os primeiros a participarem foram os membros da Corporação Musical do Campus Ceres. Com impecável afinação, 24 membros do projeto executaram o Hino Nacional brasileiro e outras músicas, sob regência do servidor Hugo Campos.
Após o momento de falas, outras apresentações foram trazidas ao público, juntamente com representações de cada um dos cursos técnicos do Campus Ceres: Agropecuária, Meio Ambiente e Informática para Internet. Os estudantes deste último trouxeram ao público a peça Os biomas do Brasil - uma exposição sensorial, um vídeo representativo da temática da FCT, criado com uso de recursos de inteligência artificial. Enquanto isso, Meio Ambiente foi representada pela acadêmica Isadora Scalabrini, que apresentou uma releitura do poema "E agora, José?”, de Carlos Drummond de Andrade. O poema foi adaptado pela professora Ondina Macedo, responsável pela orientação dos dois trabalhos.
A manhã foi encerrada com o trabalho Mostra de ginástica geral - brasilidades, arte e juventude, orientado pelo professor Leonardo Andrade. A mostra, que ali representou a formação em Agropecuária, também teve representantes de outros cursos. Ela integra o conteúdo programático da disciplina de Educação Física, envolvendo manifestações rítmicas, ginástica e práticas corporais de aventura.
A Mostra de Ginástica Geral, performada por acadêmicos dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática para Internet, encerrou a manhã da abertura
>>> Confira a programação completa da XXV Feira de Ciência e Tecnologia
COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais