ASSESSORIA INTERNACIONAL

Internacionalização da pesquisa amplia potencialidades de parcerias no exterior

Iniciativa eleva a qualidade das pesquisas realizadas no IF Goiano e cria redes globais de cooperação entre o Brasil e o mundo.

• Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 15h00
  • Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 15h01
  • Acessos: 47

Professor e pesquisador do IF Goiano, Matias Noll, apresenta resultados de sua pesquisa na Universidade de Granada, na Espanha.

Entendendo que a colaboração internacional em pesquisa é vital para o avanço científico e tecnológico, o Instituto Federal Goiano tem centrado seus esforços em garantir possibilidades que permitam que os pesquisadores acessem um espectro mais amplo de conhecimento, colaborando com cientistas do mundo, expandindo seus horizontes e abrindo novas perspectivas para resolução de problemas.

Atualmente, o IF Goiano mantém acordos de cooperação com universidades no mundo todo, que possibilitam, além do intercâmbio de alunos e docentes, a promoção de parcerias em projetos e pesquisas científicas e tecnológicas. A instituição também realiza um trabalho de identificação e divulgação de oportunidades – cursos, bolsas, obtenção de recursos financeiros, entre outros – oferecidas por instituições nacionais, estrangeiras ou multilaterais.

Durante o mês de junho, o IF Goiano enviou pesquisadores em missão internacional na Europa. A missão proporcionou o estabelecimento de diversos contatos com pesquisadores de vários países, resultando em possibilidades de cooperações internacionais. O professor e pesquisador Matias Noll apresentou os resultados de suas pesquisas ligadas à saúde na Universidade de Granada, na Espanha, e em eventos internacionais na Polônia e na França.

Para a coordenadora da Assessoria Internacional do IF Goiano, Lídia Morais, intercâmbios como esses promovem projetos de pesquisa mais robustos, inovadores e com maior impacto global. Além disso, a coautoria de publicações científicas com pesquisadores internacionais aumenta a visibilidade e o prestígio das pesquisas realizadas. "A experiência de internacionalização envolvendo pesquisadores do IF Goiano que já possuem know-how em relação às possibilidades de construção de redes de cooperação e internacionalização amplia as potencialidades das parcerias internacionais", destaca Lídia.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: