Cebio

Inaugurada biofábrica em Cristalina

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2024, 13h21 | Última atualização em Sábado, 29 de Junho de 2024, 15h10 | Acessos: 16

Espaço é a terceira Unidade de Transferência de Tecnologia aberta este ano. Previsão é de que mais seis unidades semelhantes sejam inauguradas ainda em 2024.

Biofábrica foi inaugurada no último dia 20 de junho.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) inaugurou no dia 20 de junho mais uma biofábrica, desta vez no município de Cristalina. Também chamada de Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT), o espaço terá como foco a multiplicação de microorganismos para a solução de problemas focados na produção de grãos da safra de verão e hortaliças na safra de inverno.

O Cebio surgiu a partir da demanda crescente do agronegócio em Goiás e no Brasil por insumos de base biológica capazes de promover maior sustentabilidade para a agricultura. Criado por meio de convênio firmado entre o IF Goiano e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) conta com a parceria de várias instituições de pesquisa do Estado de Goiás, como as Universidades Estadual de Goiás (UEG), Federal de Catalão (UFCat) e Federal de Goiás (UFG). Além delas, tem a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seapa) à frente do Programa Estadual de Bioinsumos em todas as regiões geográficas goianas.

A coordenação UTT de Cristalina, situada no Campus do IF Goiano na cidade, será feita pela professora Miriam de Almeida Marques. Ela conta que já existem projetos de pesquisa em parceria com empresas privadas como a Fertiliza e Moara, com foco na produção de bioinsumos para o manejo de pragas e doenças de plantas; para a formulação de bioinsumos à base de fungos entomopatogênicos mais óleos vegetais para o manejo de pragas agrícolas; e de aplicação de bioinsumos via água de irrigação.

A coordenadora explica que unidade também será responsável por desenvolver projetos de ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo com a temática. O foco é testar as tecnologias desenvolvidas pelas Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) do Cebio e difundir e transferi-las para os pequenos, médios e grandes agricultores, empresas, escolas e sociedade por meio de cursos, palestras, dias de campo, treinamentos e acompanhamento técnicos.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, destaca que a inauguração da UTT em Cristalina atende a uma demanda relevante da maior região irrigada da América Latina e que apresenta produção de uma grande diversidade de alimentos ao longo dos 365 dias do ano. Ele explica que essa dinâmica intensa de cultivo de solo exige muita tecnologia e, sobretudo, elevado grau de sustentabilidade para redução de impactos no ambiente.

Reiterando a explicação de Alan, o diretor-geral do Cebio, Alexandre Igor, complementa que o município de Cristalina é reconhecido como aquele onde contínuas safras são cultivadas. “Os diferentes cultivos na mesma época do ano favorecem o estabelecimento de pragas como insetos e doenças pela constante oferta de material vegetal no campo, daí a importância e o grande impacto desta biofábrica para o agronegócio local”, justifica.

Míriam também ressalta que o município de Cristalina é uma das maiores potências agrícolas do País devido a sua diversidade produtiva. “O Cebio poderá contribuir com o incremento desse potencial agrícola através da utilização de bioinsumos, no sentido de fomentar ações e práticas que garantam a sustentabilidade produtiva na produção de alimentos”, garante.

ProjetosUm dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Cebio envolve parceria com escolas estaduais de Cristalina e rádios locais. Alunos dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Horticultura do IF Goiano ensinam como produzir e aplicar bioinsumos em hortas de escolas estaduais do município, visando à produção de alimentos saudáveis e sustentáveis. Há, ainda projeto de ensino do grupo de estudo AgroBio, em que professores e estudantes discutem quizenalmente, por meio de uma roda de conversa, seminários e exposições de opiniões, os principais temas relacionados aos bioinsumos.

Próximas inaugurações - Ao todo, o Cebio contará com dez biofábricas. A primeira foi inaugurada em Rio Verde, em 15 de fevereiro deste ano. A segunda, em Catalão, em 18 de abril. Segundo Alexandre, a previsão é de que ainda este ano sejam inauguradas as unidades de Campos Belos, Ceres, Hidrolândia, Iporá, Posse e Urutaí.

Fonte: Fapeg (adaptada)

registrado em: