Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e 13ª Semana de Ciência e Tecnologia do IF Goiano – Campus Iporá.

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 28 de Outubro de 2024, 17h24 | Última atualização em Segunda, 28 de Outubro de 2024, 19h10 | Acessos: 109

Acontece amanhã, 29 de outubro, no IF Goiano - Campus Iporá, a 21ª SNCT e a 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, abordando o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais.”  Inscrições abertas.

imagem sem descrição.

De 29 a 31 de outubro de 2024, o IF Goiano - Campus Iporá realizará a 21ª SNCT e a 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, abordando o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. Esta edição busca valorizar a biodiversidade dos biomas brasileiros, os conhecimentos tradicionais das comunidades locais e o papel transformador das tecnologias sociais. Durante o evento, haverá palestras, minicursos, rodas de conversa, apresentações de trabalhos científicos, feira de ciências e atividades práticas, incluindo o Dia de Campo e a Tarde do Produtor.

A programação inclui atividades importantes como o VI Simpósio do Agronegócio (SAGRO), a II Semana da Agronomia, o Dia do Técnico em Agropecuária e a apresentação dos Projetos Integradores dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. No dia 29 de outubro, a manhã inicia com a abertura oficial da II Semana da Agronomia, seguida pela palestra “Agricultura Regenerativa: Recursos Naturais em Foco”, ministrada pela pesquisadora Priscila Batista, do GAPES/ICT, que abordará técnicas de recuperação ambiental e uso sustentável de recursos naturais. Em seguida, Lorrayne Bavaresco, coordenadora de PD&I da Edem Agrominerais, ministrará a palestra “Uso de Fertilizantes Naturais para uma Agricultura Sustentável”, enfatizando a importância dos fertilizantes naturais na produção agrícola.

Na tarde do mesmo dia, ocorrerá a inauguração da Unidade de Transferência de Tecnologia do CEBIO na Fazenda Escola do Campus Iporá, com a palestra “A Importância do CEBIO para a Agropecuária Goiana”, apresentada pelo professor Edson Luiz Souchie, no Auditório Itamar Paes Sousa. À noite, será realizada a cerimônia de abertura oficial da SNCT, seguida da roda de conversa “Cerrado: Mudanças Climáticas e Crise Hídrica”, com os professores Plácido Fabrício Silva Melo Buarque e Rafael Barbosa Pinto, abordando os impactos das mudanças climáticas e as estratégias para preservação do Cerrado.

No dia 30 de outubro, segundo dia do evento, pela manhã contaremos com palestras técnicas, como “Estratégias para Alta Eficiência da Adubação” com o pesquisador Leonardo Fernandes Sarkis, do CTC/COMIGO, discutindo formas de maximizar a eficiência da adubação. Em seguida, o engenheiro agrônomo André Menezes de Barros ministrará “Fazenda Regularizada: Primeiro Passo para Obter Crédito Rural”, destacando a importância da regularização fundiária para acesso ao crédito rural. Moacir Ribeiro Neto, engenheiro agrônomo da Registro Agrobusiness, finalizará com a palestra “Manejo Biológico para Altas Produtividades”, focando no uso de bioinsumos para garantir produtividades elevadas.

À tarde, teremos a apresentação de trabalhos, feira de ciências e projetos integradores, onde alunos dos cursos técnicos e de nível médio exibirão experimentos, inovações e projetos práticos realizados durante o ano letivo no auditório Itamar Paes Sousa. À noite, ocorre a abertura do VI SAGRO com o tema “Cadeias da Sociobiodiversidade”, que se inicia com a palestra “Explorando a Biodiversidade Microbiana: Bioinsumos e Aplicação Agrícola e Ambiental”, ministrada pelo professor e pesquisador Raoni Ribeiro Guedes Fonseca Costa (Pró-Reitor de Graduação da UEG). A noite segue com a palestra sobre “Potencial Econômico das Plantas Nativas do Cerrado”, com a professora e pesquisadora Vânia Sardinha dos Santos Diniz, do IF Goiano.

No último dia, 31 de outubro, ocorrerá o Dia de Campo, parte da programação da Semana da Agronomia e do Dia do Técnico em Agropecuária, com atividades na Fazenda Escola do Campus. Durante a manhã, estações demonstrativas exibirão resultados de pesquisas práticas realizadas por servidores pesquisadores: Maristela Dias, Flávio Lopes, Romano Valicheski, Paulo Alexandre, Michel Lima e discentes, abordando temas como a diversificação com citrus na propriedade rural, cultivo de mandioca, produção acelerada de mudas de abacaxi e produção comercial de ovos.

Na tarde, acontecerão atividades práticas e minicursos sobre inseminação artificial em bovinos ministrada pelo professor Vanderlei Cardoso, regulação de semeadora sob a condução do tecnólogo em agronegócio Flávio Lopes,  produção de microrganismos a cargo do engenheiro agrônomo e bolsista do Cebio, João Gundim e apicultura com o professor da UEG - Unidade de São Luís de Montes Belos, Paulo Vitor. À noite, o encerramento do SAGRO contará com palestras sobre “Agricultura Vertical e Tecnologias Inovadoras”, com o pesquisador Lucas Loram, e “Topografia”, com a engenheira ambiental Jordana Coelho, além da II Mostra Científica do SAGRO, que exibirá trabalhos científicos dos alunos no Espaço de Tendas, promovendo trocas de ideias e inovações.


Acesse a página do evento

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Iporá

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página