Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

"Educação Científica e Sustentabilidade" é tema de abertura da 21ª Hands-on Science Conference

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2024, 13h58 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 11h44 | Acessos: 222

Evento ocorre na Unidade Universitária de Pirenópolis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e envolve diversas instituições de ensino, como, IF Goiano, IFG, IFB, UFJ e UEG. Atividades terminam na sexta, 26.

imagem sem descrição.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor do Instituto Federal Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro; o pró-reitor de Graduação da UEG, prof. Raoni Ribeiro; o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, prof. Gabriel de Paula; o diretor do Ceagre, prof. Alan Carlos da Costa; o reitor da Universidade Federal de Jataí, prof. Cristiano Peres Coelho; e o prof. da Universidade de Barcelona, na Espanha, Josep Maria Fernandés Novell. Também participaram o prof. do Instituto Federal de Goiás, Ruberley Rodrigues Souza; o prof. Fabiano Guimarães, do IF Goiano; e o coordenador geral do evento, Salmon Landi Junior.

Durante o evento, o pró-reitor de Graduação da UEG, prof. Dr. Raoni Costa, destacou a importância da conferência para o fortalecimento da educação científica e o papel da universidade como promotora de conhecimento e inovação. "Além de sua importância como cidade histórica e turística, suas questões ambientais fazem dela um cenário ideal para discutirmos a sustentabilidade no contexto educacional. É um privilégio para a UEG ser a instituição que acolhe este encontro.", enfatizou.

O reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua, enfatizou que o ensino de ciências de forma prática e interativa possui um significativo potencial transformador. Segundo ele, a Conferência contribui com ferramentas que auxiliam no incentivo de ações criativas e valorização da experimentação, por meio de trabalhos colaborativos, como também, com a promoção do papel da ciência na sociedade. 

A cerimônia de abertura contou com apresentação da banda de música Phoenix do Mestre Propício, que animou o público com músicas tradicionais brasileiras.

 

"Educação Científica e Sustentabilidade" 

Prof. Manuel Filipe Costa, da Universidade do Minho, em Portugal, destacou a importância do evento para discutir a sustentabilidade em suas diversas dimensões – ambiental, cultural, social e econômica. O pesquisador participou de modo virtual da solenidade de abertura da Conferência.

Com a presença de palestrantes de instituições internacionais como Portugal, Inglaterra, Espanha, República Checa, Grécia, Polônia, Ucrânia e Moçambique, um dos destaques da conferência é o workshop "Ciência na prática", que traz demonstrações de projetos interativos, como a construção de foguetes de papel e o estudo do movimento orbital de satélites.

São cerca de 300 participantes de áreas diversas, como Física, Química, Biologia, Robótica, Ciências da Saúde, dentre outras. A programação inclui a apresentação de trabalhos científicos, oficinas e exposições.

A estudante Isabel Sampaio, da Universidade Federal de Uberlândia, elogiou a abertura do evento e destacou a importância do congresso para sua área de estudos. "Vim para participar do evento, tendo em vista a sua importância para a área da ciência e tecnologia. "Eu sou da linha de ensino de ciências e matemática, então vem ao encontro com o que venho estudando. Gostei muito da abertura, da fala do professor da Universidade do Minho e da programação do evento, que aborda o ensino de ciência e tecnologia para crianças, algo que eu estudo", afirmou.

 

Lançamento de livros

Durante o evento, também foram lançados diversos livros, entre eles:

Ensinar e aprender ciências em um presente e futuro de incertezas, de Sabrina do Couto de Miranda.

Pedagogia Histórico-Crítica: notas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos, de Leonardo Carlos de Andrade.

Cerrado: a floresta invertida, de Andreia Aparecida de Carvalho Lima e Solange Xavier dos Santos.

Duda: uma história de mixos, fama e fogo, de Solange Xavier dos Santos.

Vidas e casos de ensino: narrativas da práxis pedagógica, de Rosenilde Nogueira Paniago.

Inserção à docência no residência pedagógica no IF Goiano: narrativas pedagógicas no contexto da pandemia da covid-19, de Rosenilde Nogueira Paniago.

Educação matemática inventiva, de Marcos Roberto da Silva.

A produção artesanal do papel de fibra de bananeira em um contexto educacional, de Nília Oliveira Santos Lacerda.

 

Outras atividades 

Além das palestras e apresentações, os participantes poderão enviar fotos para o concurso de fotografias do evento, que ficará aberto até quinta-feira. O livro publicado pelo evento pode ser acessado online

Outras atividades incluem mesas-redondas e o "Baú da Ciência", voltado para a inclusão educacional de crianças no âmbito das ciências.

A HSCI2024, organizada pela Hands-on Science Network, segue até o dia 27.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos com Comunicação Setorial da UEG

 

Fim do conteúdo da página