VI Integra

Álbum de figurinhas retrata município de Ipameri

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 21h58 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 16h48 | Acessos: 543

Projeto integrador de ensino foi um dos compartilhados por estudantes de cursos técnicos em seminário durante evento.

Estudantes arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos com troca de álbuns do município

O VI Integra foi marcado pela intensa apresentação de trabalhos acadêmicos. Ao todo foram mais de 700 inscrições para apresentações orais, pôsteres e Práticas Profissionais Integradas (PPIs), numa rica troca de conhecimento científico entre diversos campi nas últimas quarta, 18 e quinta-feira, 19.

As apresentações de pôsteres se concentraram na quadra do Campus Hidrolândia, nos períodos da manhã e da tarde. Já as comunicações orais foram divididas em três blocos do campus: Central, de Agronomia e de Informática. As PPIs ficaram no Refeitório da unidade.

Essas últimas fizeram parte do II Seminário de PPIs, reunindo a apresentação de projetos integradores de ensino, a maior parte de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Entre eles estava o “Nossa Ipameri”, álbum de figurinhas da cidade criado no curso técnico em Comércio em 2023, apresentado pelas estudantes Laura Vergílio Pereira Netto, 17, e Jordana Cândido Ribeiro, 16.

Utilizando conhecimentos das disciplinas da área técnica e, também, de Sociologia, História e Geografia,  a turma desenvolveu o projeto em parceria com a prefeitura da cidade, fotografando pontos do município como as praças e os lugares de fé, além de contemplar, também, a cidade de Campo Alegre de Goiás. Para fazerem boas fotos todos se capacitaram com curso dado por um professor.

O projeto também teve um papel social: os estudantes propuseram trocar os álbuns por alimentos e arrecadaram mais de uma tonelada, doando os itens para instituições da região. “Aprendemos a gerir todas as etapas de um projeto, desde seu planejamento, execução, controle, alocação de recursos, entre outros”, relata Laura. O Nossa Ipameri foi coordenado pelo professor Welton Lourenço.

Programação – O VI Integra teve uma intensa movimentação de estudantes de diversos campi na quarta-feira, 18, circulando pelas diversas atividades simultâneas. Além da apresentação dos trabalhos havia, também, minicursos, oficinas, os espaços Integra Saúde – que disponibilizava serviços e práticas de saúde e bem-estar diversos -, além do Baú da Ciência, Lab Maker e Estação Meteorológica. Houve, também, conferência pela manhã (veja abaixo) e o Festival de Música do IF Goiano. A programação seguiu na quinta-feira, 19, com as apresentações de trabalhos, seminário, mesa-redonda, e cerimônia de premiação e encerramento.

Veja mais:

"A academia não é mais detentora da verdade"

Acesse a página do VI Integra

Acesse o Instagram do VI Integra e do IF Goiano

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com correção de informações

registrado em: