Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Saúde

IF Goiano alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata

0
0
0
s2sdefault

Com diagnóstico precoce, as chances de cura podem chegar a 90%. Exames periódicos e hábitos saudáveis são fundamentais.

  • Publicado: Domingo, 01 de Dezembro de 2024, 11h10
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2024, 12h11
  • Acessos: 30

Considerado o tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) conscientiza a comunidade acadêmica e a população em geral sobre a importância da prevenção do câncer de próstata entre a população masculina. De acordo com dados repassados pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass IF Goiano/IFG), um em cada sete homens desenvolverá a doença ao longo da vida, reforçando a necessidade de cuidado e diagnóstico precoce.

Fatores como idade acima de 50 anos, histórico familiar, tabagismo, obesidade e maus hábitos alimentares estão diretamente ligados ao aumento do risco. Além disso, homens negros apresentam maior predisposição para a doença. De acordo com o médico do Siass IF Goiano/IFG, Antônio Wilson Porto Júnior, consultas regulares e exames específicos como o toque retal e o PSA são indispensáveis para a detecção precoce, especialmente em homens a partir dos 50 anos. “Para aqueles com histórico familiar a investigação mais regular deve começar a partir dos 40 anos”, reforça.

O câncer de próstata é geralmente silencioso em sua fase inicial, mas a detecção nesse estágio pode garantir até 90% de chance de cura. O IF Goiano reforça que é fundamental superar tabus e buscar orientação médica regularmente. Além disso, práticas saudáveis como uma dieta equilibrada, exercícios físicos, a interrupção do tabagismo e a redução do consumo de álcool contribuem significativamente para a prevenção, segundo orienta o médico do Siass IF Goiano/IFG.

“A principal mensagem que fica para os homens é de colocar a saúde como prioridade e perder o preconceito em realizar consultas e exames periódicos ou por medo de encontrar algo, ou falsa ideia de que homens não adoecem. Os homens devem seguir hábitos de vida saudáveis e adquirir conhecimento sobre patologias relacionadas a saúde do homem”, reforça Antônio. Ao disseminar informações e promover o cuidado com a saúde masculina, o IF Goiano reafirma seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Mais do que uma questão de saúde individual, prevenir o câncer de próstata é um ato de responsabilidade que salva vidas.

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página