Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
INCLUSÃO

IF Goiano aprova política de enfrentamento ao preconceito e discriminação

0
0
0
s2sdefault

Política reforça o compromisso da instituição com a inclusão, diversidade e promoção de direitos humanos.

  • Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 12h20
  • Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 18h20
  • Acessos: 34

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) deu um passo significativo ao aprovar a Política de Ações Afirmativas e de Enfrentamento ao Racismo, Sexismo, LGBTQIAP+fobia, Capacitismo e demais formas de discriminação. Aprovada pela Resolução nº 313 do Conselho Superior, a medida estabelece diretrizes e ações concretas para promover a inclusão e combater práticas discriminatórias em todas as esferas da instituição.

A nova política abrange estudantes, servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados, buscando assegurar um ambiente educacional e profissional que respeite a diversidade e os direitos humanos. Entre os princípios definidos estão o compromisso com a igualdade de direitos, a promoção de uma cultura de respeito mútuo e a implementação de medidas para prevenir e combater qualquer tipo de preconceito ou discriminação.

Entre as ações previstas, estão a destinação de recursos no orçamento institucional para iniciativas afirmativas, a realização de formações contínuas sobre diversidade e direitos humanos, e a garantia de acessibilidade física e comunicacional nos campi. Além disso, a política prevê a inclusão de conteúdos sobre diversidade e equidade nos currículos acadêmicos, ampliando o alcance da conscientização dentro da comunidade escolar.

Outro ponto de destaque é a criação de canais formais para denúncias de atos discriminatórios, com proteção à identidade das vítimas e medidas que visam coibir a revitimização. Uma comissão central será responsável pelo monitoramento e avaliação da política, garantindo que as ações propostas sejam implementadas e aperfeiçoadas continuamente.

Para a presidente da comissão responsável pela elaboração da política e coordenadora do Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) da instituição, Leigh Maria de Souza, a aprovação representa um avanço institucional significativo. “O IF Goiano contribui com o desenvolvimento de ações voltadas à educação em direitos humanos, tanto no campo dos direitos civis e políticos, quanto na esfera dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, considerando a promoção de práticas relacionadas à paz, à valorização da diversidade, defesa da democracia e construção da cidadania", destaca a coordenadora.

Para Leigh, a educação das relações étnico-raciais e de enfrentamento ao racismo, sexismo, LGBTQIAP+fobia, capacitismo e demais formas de discriminação é um dever e uma missão institucional do IF Goiano para a construção de uma sociedade educada em direitos humanos e reconhecedora do direito às diversidades. "Esta ação é mais um esforço de contribuição a uma luta historicamente em curso e que se orienta para o futuro de uma sociedade efetivamente solidária, diversa e democrática”, finaliza.

A aprovação dessa política é um marco para o IF Goiano, alinhando a instituição a práticas inclusivas e comprometidas com a construção de um ambiente educacional mais justo e equitativo. 

 

Acesse a política

 

Diretoria de Comunicação Social 

registrado em:
Fim do conteúdo da página