Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

IFGoiano Campus Hidrolândia realiza projeto “Tecnologias de produção, manejo e conservação de jabuticabeira”

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 20h15 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 04h37 | Acessos: 261

O objetivo do projeto foi conhecer melhor a realidade, a produção e as tecnologias agrícolas utilizadas pelos produtores de jabuticabeiras, assim como realizar coletas de solo e tecidos vegetais nos pomares.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano – Campus Hidrolândia, IF Goiano – Campus Morrinhos e IF Goiano – Campus Urutaí) em parceria com a Emater-GO, com a Universidade Estadual de Goiás (UEG – Campus Palmeiras de Goiás), com a UTFPR (Campus Pato Branco e Campus Dois Vizinhos), com a Prefeitura Municipal de Hidrolândia (Secretarias da Agricultura e Turismo) e com a ASPROJADE (Associação dos Produtores de Jabuticaba e seus Derivados de Hidrolândia) está conduzindo ações no projeto intitulado “Tecnologias de produção, manejo e conservação de jabuticabeira”; proposta que se trata da sequência da primeira etapa do projeto da “Cadeia Produtiva da Jabuticaba”.

Nesse sentido, como etapa preliminar ao III Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira no Município de Hidrolândia-GO, no dia 17/06/2024, foram realizadas visitas técnicas a 5 propriedades, localizadas no Distrito de Nova Fátima e na Região do São Germano, que possuem pomares e produzem jabuticaba para fins de turismo e comercialização em Hidrolândia. O objetivo desta ação foi conhecer melhor a realidade, a produção e as tecnologias agrícolas utilizadas pelos produtores, bem como realizar coletas de solo e tecidos vegetais nos pomares, de plantas sadias e plantas que estão apresentando um sintoma de “morte” – complexo fitossanitário e nutricional nas plantas – que vem ocorrendo nos pomares de jabuticaba, que está exigindo dos produtores um maior monitoramento das plantas e replantio de mudas de jabuticaba, em detrimento deste problema.

Após a coleta desses materiais e análises nos laboratórios das instituições partícipes, atrelado às observações da equipe e relatos dos produtores, foi elaborado um compilado descritivo das ocorrências de fungos, fitonematoides, fenologia das plantas, análises físico-químicas de amostras de solo e dados meteorológicos regionais para entrega aos produtores que receberam a visita técnica da comitiva de especialistas.

Assessoria de Comunicação Campus Hidrolândia

Dentre os apontamentos técnicos, a equipe de pesquisadores formulou hipóteses para melhor compreensão do sintoma da morte das plantas de jabuticabeira, sugerindo que o elevado estresse hídrico das plantas (potencial ocorrência de cavitação vascular), atrelado ao manejo nutricional insuficiente das plantas poderia estar provocando a ocorrência de insetos pragas e alguns fungos fitopatogênicos.

A equipe da Emater – GO, juntamente com o IF Goiano – Campus Hidrolândia, revisitou as propriedades partícipes do estudo preliminar no dia 23/09/2024 e realizou a entrega dos resultados para os produtores.

As pesquisas continuam em desenvolvimento pela busca de repostas e levantamento de informações técnico-científicas, que contribuam para a sustentabilidade da produção de jabuticaba no Município de Hidrolândia – GO.

Assessoria de Comunicação Campus Hidrolândia

Fim do conteúdo da página