Aluno do curso de Química alcança a maior nota do estado de Goiás no Enade 2021

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 18h31 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 18h20 | Acessos: 674

Resultados do Exame foram divulgados neste mês de setembro.

imagem sem descrição.

A divulgação dos resultados da edição 2021 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aponta o Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos como destaque no que se refere ao Boletim de Desempenho Individual. Entre os discentes do curso de licenciatura em Química, o aluno Hiury Augusto da Silva Abdalla obteve a maior pontuação no estado de Goiás com a nota final 71,3, ficando muito acima da média nacional, que foi de 38,3, e da média estadual obtida pelos estudantes de licenciatura em Química, que foi 36,0.

O resultado, que foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 12 deste mês, também apresentou dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que foram calculados com base no desempenho dos estudantes — o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Em relação ao Conceito Enade dos cursos do IF Goiano - Campus Morrinhos avaliados em uma escala de 1 a 5, o curso de licenciatura em Química obteve nota 3 e o curso de bacharelado em Ciência da Computação foi avaliado com nota 4, sendo que a nota alcançada pelo curso de Ciência da Computação representa uma das duas notas 4 obtidas pelos cursos avaliados em todo o IF Goiano.

Sobre o excelente desempenho do aluno Hiury, o coordenador do curso de licenciatura em Química do campus, Erwing Paiva Bergamo, ressalta que esse resultado atesta a qualidade do ensino promovido pela instituição e pelo curso, contribuindo para a elevação do nível da educação na região sul de Goiás.

Para o estudante, a conquista é motivo de muita alegria e gratidão. "O Instituto sempre foi muito acolhedor e nunca me faltou suporte em nada. Sou muito grato em fazer parte dessa instituição maravilhosa. Sem ela eu não conseguiria essa conquista", declarou Hiury.

Sobre o Enade - Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. Fazem parte do Enade a prova para avaliação individual de desempenho e o questionário do estudante. O exame é um dos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de graduação: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.

Os resultados do Enade são divulgados no portal do Inep, por meio de relatórios síntese de área, relatórios de curso e de instituições de educação superior bem como dos microdados do Enade. O Conceito Enade e o IDD estão disponíveis no portal do Inep, no Sistema e-MEC e no Diário Oficial da União. Já o Boletim de Desempenho Individual do Estudante é disponibilizado no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.

Saiba mais sobre os resultados do Enade

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos, com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep