Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Inclusão 

IF Goiano forma primeira mestre surda da Instituição

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 12h43 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 14h05 | Acessos: 105

Estudante do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino para a Educação Básica (PPGENEB), do Campus Urutaí, desenvolve projeto inovador em acessibilidade para a educação ambiental, promovendo inclusão e cidadania através de tecnologias bilíngues.

Com o título “Elaboração de Recursos Educacionais para Acessibilidade na Educação Ambiental do Estudante Surdo", Ana Carolina Raimundo Silva tornou-se a primeira estudante surda a defender uma dissertação de mestrado na Instituição. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino para a Educação Básica (PPGENEB), do Campus Urutaí, a estudante desenvolveu um produto educacional que promove a inclusão e cidadania por meio de tecnologias bilíngues.

Orientada pela professora Cinthia Maria Felicio e coorientada por Eliamar Godoi, com a interpretação de Libras realizada por Luciana Telles, Ana Carolina desenvolveu um site, um canal no youtube, perfis em redes sociais, banner de divulgação e glossário bilingue. O projeto foi desenvolvido com tecnologias acessíveis, como QR Codes e vídeos em Libras, para disseminar conhecimentos sobre poluição química e reciclagem. Essas ferramentas promovem a cidadania dos estudantes surdos e incentivam sua participação ativa em questões ambientais, consolidando a importância da educação na formação de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

Com sua defesa, Ana Carolina reforça a importância de recursos educacionais bilíngues, especialmente em áreas como educação ambiental, que carecem de materiais adaptados. Sua pesquisa não só abre caminho para novos estudos, como também evidencia o impacto positivo de uma educação verdadeiramente inclusiva. “Estou muito feliz por conquistar esse título, e não vou parar — o doutorado que me aguarde!”, agradece, após a sua defesa.

Nascida com surdez profunda, Ana superou os desafios de um sistema educacional que muitas vezes não está preparado para acolher estudantes com deficiência. Para se formar, a então mestre conta que teve que adequar barreiras tanto institucionais, no que se refere à promoção e garantia da acessibilidade, quanto no preconceito existente nas pessoas. Ana destaca o apoio da orientadora, da coorientadora e da intérprete, que a auxiliaram na escrita e desenvolvimento do trabalho final.

Com os alinhamentos realizados, o curso foi concluído e agora a mestre em Ensino para a Educação Básica faz planos para continuar sua jornada além da pós-graduação. Ana planeja continuar alimentando o dicionário bilingue de biologia e pretende que o MEC publique seus materiais para todo o Brasil. “O objetivo é que todos os surdos tenham um dicionário de biologia, porque atualmente só temos o da língua portuguesa para Libras”, explica.

A Libras, reconhecida como meio de comunicação oficial no Brasil desde 2002, desempenha um papel vital na inclusão de milhões de brasileiros com deficiência auditiva. De acordo com o IBGE, aproximadamente 5% da população brasileira, sendo 55.658 delas residentes em Goiás, apresentam algum grau de perda auditiva. A falta de acessibilidade ainda é um obstáculo significativo para o acesso pleno à educação e ao mercado de trabalho.

  

Clique e conheça o canal Girassol de Libras

 

Diretoria de Comunicação Social com Assessoria de Comunicação Social - Campus Urutaí

 

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página