IF Goiano Recebe Investimento de R$ 32 Milhões pelo Novo PAC

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 09h11 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 10h17 | Acessos: 152

Verba possibilitará a construção de sete refeitórios, novas instalações da Reitoria e Campus Porangatu. Os refeitórios serão construídos nos campi de Campos Belos, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Posse e Trindade.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi contemplado com um investimento de aproximadamente R$ 32 milhões por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado recentemente pelo Governo Federal. Este montante será destinado à construção de sete restaurantes estudantis nos campi de Campos Belos, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Posse e Trindade. Além disso, também serão realizadas a construção da sede de um novo campus em Porangatu e novas instalações para a Reitoria da Instituição.

A distribuição dos recursos será feita da seguinte forma:

• R$ 11,9 milhões para a edificação de restaurantes estudantis em unidades que, até o momento, não possuíam infraestrutura adequada para o fornecimento de refeições aos estudantes;
  • R$ 15 milhões alocados para o desenvolvimento do novo campus em Porangatu, ampliando as oportunidades educacionais na região.
  • R$ 6 milhões destinados à construção da nova sede da Reitoria;

Projeto dos novos restaurante estudantis do IF Goiano

Segundo o reitor do IF Goiano e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Elias Monteiro, a verba do Novo PAC foi conquistada após uma série de negociações com o Ministério da Educação. "Esse investimento oferece uma oportunidade estratégica de aprimorar a infraestrutura da instituição, sem onerar o nosso orçamento regular. Estávamos necessitando de investimento em infraestrutura, e esse recurso permitirá a ampliação e modernização das instalações, beneficiando diretamente os estudantes e servidores da instituição", explicou o reitor.

O reitor também ressaltou que os sete novos restaurantes estudantis poderão atender milhares de estudantes. "Os restaurantes são uma importante política de permanência para os nossos alunos. Estamos nos esforçando para dar todas as condições necessárias para que os estudantes possam ter êxito em seus estudos, e o fornecimento de alimentação adequada é uma política determinante para isso", afirmou Elias Monteiro.

Além disso, o reitor destacou a situação crítica dos campi pré-expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Esses campi, que existiam antes do processo de expansão da Rede, enfrentam problemas sérios de manutenção devido à insuficiência de recursos. Em um ofício enviado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), o CONIF expressou a importância de buscar soluções conjuntas para resolver essas questões e assegurar a equidade na qualidade do ensino entre as diferentes unidades da Rede.

O Novo PAC foi lançado pelo Governo Federal com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de setores-chave, como educação e infraestrutura, por meio de investimentos direcionados em projetos que atendam às necessidades da população.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: