IF Goiano amplia suporte à saúde mental dos estudantes com nova parceria
Convênio com o Instituto Olhos da Alma Sã e a criação da CISMEP reforçam o suporte psicológico oferecido pela instituição.
Com o objetivo de oferecer maior suporte à saúde mental dos estudantes, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio do Núcleo de Atendimento Social e Educacional (NASCE) e da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), firmou uma parceria com o Instituto Olhos da Alma Sã. A iniciativa vai oferecer atendimentos gratuitos para estudantes em situação de vulnerabilidade e serviços a preços acessíveis para os demais. O convênio terá duração inicial de 12 meses, com possibilidade de extensão por mais 12 meses. Além disso, o IF Goiano instituiu a Comissão Institucional de Saúde Mental e Psicologia (CISMEP), composta por profissionais da área, que será responsável por propor ações sistêmicas, criar regulamentações específicas e ampliar o suporte aos estudantes de forma estruturada em toda a rede.
O psicólogo Matheus Gomes, presidente da CISMEP e profissional do Campus Urutaí, reforçou a importância dessas ações. “É fundamental essa iniciativa do IF Goiano em parceria com a Clínica Olhos da Alma Sã, com o objetivo de oferecer atendimento em saúde mental aos estudantes. Como a saúde mental é um tema cada vez mais relevante, especialmente no contexto escolar e acadêmico, onde os desafios podem ser intensos, esse tipo de atendimento é essencial para ajudar os estudantes a lidar com questões emocionais, ansiedade, estresse e outras dificuldades que podem surgir ao longo dessa jornada". Matheus destaca que, além de promover o bem-estar, iniciativas como essa também podem impactar diretamente o desempenho e a qualidade de vida dos alunos.
Sobre as demandas mais comuns nos atendimentos psicológicos escolares, Matheus observou que as principais queixas incluem ansiedade, dificuldades de concentração, estresse relacionado às demandas escolares e acadêmicas, dificuldades de adaptação e, em alguns casos, quadros de desmotivação e até depressão. "O ambiente acadêmico pode ser muito enriquecedor, mas ele também exige um equilíbrio emocional que muitas vezes não conseguimos alcançar sozinhos. Por isso, contar com apoio profissional faz toda a diferença", enfatiza o psicólogo.
Ricardo Diógenes, coordenador do NASCE/DAE, explicou como os estudantes podem acessar o serviço. “A ideia é que eles procurem as assistências estudantis dos campi, as gerências de ensino ou equivalentes, para ter acesso ao formulário que precisa ser preenchido e encaminhado para o Núcleo de Atenção à Saúde da Comunidade Estudantil (NASCE)”, explica. Ele ressaltou a importância da divulgação desse serviço para que o maior número de estudantes tenha acesso e informou que a DAE está à disposição para quaisquer dúvidas e questionamentos.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais