Saneamento Ambiental
Objetivo: o curso de tecnologia em Saneamento Ambiental visa formar profissionais aptos ao planejamento, gestão e operação de sistemas de saneamento ambiental voltados à melhoria da qualidade de vida e preservação da natureza e seus recursos naturais. Assim, o aluno egresso do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental deve ser capaz de realizar diagnósticos e avaliações dos recursos naturais e propor tecnologias e programas de educação ambiental visando preservá-los. Além dos aspectos específicos do curso, outra dimensão abordada é a formação de profissionais críticos, comprometidos eticamente com a garantia da dignidade humana e do desenvolvimento sustentável da sociedade.
Mercado de Trabalho: o Tecnólogo em Saneamento Ambiental poderá atuar, respeitadas as atribuições de cada modalidade, nas seguintes atividades profissionais: vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão; elaboração de orçamento; padronização, mensuração e controle de qualidade; execução e fiscalização de obra e serviço técnico; produção técnica e especializada; condução de trabalho técnico; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; execução de instalação, montagem e reparo; instalação, operação e manutenção de equipamentos; execução de desenho técnico.
Poderá atuar na área de controle de poluição ambiental, nas empresas públicas e privadas, órgãos governamentais de controle de poluição, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais. Desenvolverá projetos, implantação, operação e monitoramento de equipamentos e sistemas de controle de poluentes (ar, água, solo, resíduos sólidos, ruídos e vibração). Igualmente, atuará no planejamento e coordenação de monitoramentos de qualidade ambiental, atividades de laboratório, ensino e pesquisa na área de poluição ambiental.
No saneamento básico, poderá atuar na supervisão da construção urbana ou rural de sistemas de saneamento básico, nas áreas de água para abastecimento público e industrial, drenagem de águas pluviais, instalações prediais de água, esgoto, águas pluviais e proteção contra incêndio, prestação de serviços junto as Estações de Tratamento de Água, Estações de Tratamento de Esgotos, laboratórios de monitoramento de qualidade de água e esgoto, execução de programas governamentais de saneamento básico, além de atuação no ensino e pesquisa.
Requisitos para o ingresso no curso: conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.
Condições para a conclusão do curso: cursar, com aprovação, as disciplinas de seis semestres (3 anos), realizar o estágio curricular supervisionado e, caso exigido e cumprir as atividades complementares.
Duração do curso: 3 anos
Turno: noturno
Carga Horária: 2.240 horas
Coordenação: Prof. Lucas Peres Angelini - coord.tec.saneamentoambiental.rv@ifgoiano.edu.br
Documentos:
Portaria de reconhecimento do curso
Redes Sociais