Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Graduação > Engenharia Civil
Início do conteúdo da página

Engenharia Civil

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 20h19 | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 17h29 | Acessos: 18634

Objetivo: o curso de bacharelado em Engenheira Civil visa formar engenheiros capazes de projetar, gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma. Que tenham capacidade de analisar as características do solo e a definição dos tipos de fundação, garantindo a estabilidade e a segurança do projeto e que também possam dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Áreas de atuação: coordenar todas as fases de uma obra, do projeto ao acabamento; controle de materiais, custos e normas de segurança; gerenciamento das equipes de trabalho de uma construção. O profissional é capacitado para atuar nas seguintes áreas de construção civil, estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento e, por fim, transportes. 

Perfil do profissional: no curso de Engenharia Civil, o aluno aprende a coordenar todas as fases de uma obra, do projeto ao acabamento. Também é da responsabilidade do Engenheiro Civil o controle de materiais, custos e normas de segurança, bem como o gerenciamento das equipes de trabalho de uma construção. O profissional é capacitado para atuar nas seguintes áreas; Construção Civil - trata-se da área que mais abriga profissionais da Engenharia Civil e gera uma grande parcela de empregos por meio das construções de edificações, como casas e edifícios de apartamentos; aqui, o Engenheiro Civil elabora projetos, prepara orçamentos, cronogramas, zela pela boa tecnologia, aspectos legais e ambientais, financeiros e administrativos de uma obra: estruturas - nesta parte da Engenharia Civil, o profissional projeta e analisa estruturas em concreto armado, metálicas e de madeira; geotecnia - estuda as características do solo para projetar e executar fundações de edificações, obras de terra, como barragens e contenção de encostas e drenagem profunda; hidráulica e Saneamento - trabalha com o dimensionamento de represas para geração de energia, abastecimento, irrigação, proteção de cheias, projeta e opera sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, de drenagem e canalização de córregos, projetos hidro-sanitários de edificações e disposição final de lixo; transportes - lida com o projeto, construção e manutenção de rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos; outras atribuições importantíssimas são os transportes urbano e de cargas; para se tornar apto a desempenhar essas funções.

Requisitos para o ingresso no curso:  conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.

Condições para a conclusão do curso: integralizar as disciplinas de dez semestres (5 anos), realizar o estágio curricular supervisionado, cumprir as atividades complementares, construir e defender o trabalho de curso.

Duração: 5 anos

Turno: matutino (ingresso no curso em anos ímpares); vespertino (ingresso no curso em anos pares)

Carga Horária: 4.380 horas

Tipo: Bacharelado

Coordenação: Prof. Charles Pereira Chaves -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Documentos:

Projeto Pedagógico do Curso 2023

Ementas 2023

Matriz Curricular 2023

 

>>> 

Documentos anteriores:

Projeto Pedagógico do Curso 2018 

Organograma

Informações e Documentos

Projeto Pedagógico do Curso 2013

Matriz 2013

Matriz Curricular 2023

Fim do conteúdo da página