Publicado: Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 09h25 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 09h25 | Acessos: 398

O NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) tem como finalidade desenvolver ações inclusivas, como as políticas e ferramentas de inclusão, e responde pelas ações de inclusão relacionadas ao atendimento do estudante, público-alvo da educação especial e/ou com necessidades educacionais específicas.

As pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação são o público alvo da educação especial e demandam estratégias, recursos humanos e materiais, atendimento educacional especializado para garantir a permanência e aprendizado. As pessoas com necessidades específicas são aquelas que, temporariamente ou não, demanda também ações inclusivas que contribuam para o seu aprendizado.

A escola precisa se tornar um espaço onde todos possam aprender, onde a diferença possa ser acolhida e valorizada, onde o currículo seja adaptado às necessidades e potencialidades de todos os alunos.

Dentre as diversas competências que este núcleo tem destacamos: acompanhar e planejar os atendimentos dos estudantes, público-alvo da educação especial e/ou com necessidades educacionais específicas, de maneira individualizada e prestar assessoria à comunidade acadêmica em questões relativas à inclusão do público-alvo da educação especial e/ou com necessidades educacionais específicas.

Nosso campus oferece AEE – Atendimento Educacional Especializado para os alunos que demandam este atendimento, além do acompanhamento constate dos alunos, confecção de materiais pedagógicos; acolhimento e encaminhamento dos alunos que necessitam te atendimentos na área da saúde; auxilio na realização de trabalhos e atividades, com a parceria de monitores ou tutores ; leitura e transcrição de provas; aulas de Português como segunda língua para os surdos; equoterapia; atendimento individualizado dos professores; acompanhamentos individualizado por parte dos tradutores interpretes com os alunos surdos.