Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Quadro de Atividades Docentes > Destaque - Cristalina > 2º Workshop de Irrigação promove debates, inovações e certificação de parceiros no IF Goiano Campus Cristalina
Início do conteúdo da página

2º Workshop de Irrigação promove debates, inovações e certificação de parceiros no IF Goiano Campus Cristalina

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sábado, 07 de Dezembro de 2024, 19h23 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2024, 08h11 | Acessos: 114

No dia 5 de dezembro de 2024, ocorreu o 2º Workshop de Irrigação do município de Cristalina-GO.

O evento foi realizado pelo Instituto Federal Goiano Campus Cristalina, Associação de Irrigantes do Estado de Goiás (IRRIGO), Sindicato Rural de Cristalina, Polo de Agricultura Irrigada do Planalto Central de Goiás, Prefeitura Municipal de Cristalina e o Centro de Referência em Produção Sustentável e Irrigação, reunindo autoridades, especialistas, produtores rurais, empresas, estudantes e representantes de instituições para discutir desafios e apresentar inovações para a segurança hídrica e sustentabilidade.

O Workshop contou com a presença de importantes lideranças, como o Diretor Geral do IF Goiano, Eduardo Silva Vasconcelos; o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos Costa; o Vice-Prefeito de Cristalina, Dr. Luis Otávio; o Coordenador Geral do Polo de Agricultura Irrigada do Planalto Central de Goiás e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e porção Goiana do São Marcos, Bruno Vicente Marques; o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica João Ricardo Raiser, o Presidente da IRRIGO, Luiz Carlos Figueiredo; o Coordenador-Geral de Instrumentos da Política Nacional de Irrigação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Luciano Meneses Cardoso da Silva, e o Superintendente de Regulação e Usos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Sr. Marco José Melo Neves.

Um dos grandes destaques do evento foi a apresentação conduzida pelo coordenador geral do Projeto Ametista, professor do IF Goiano Campus Cristalina, Álvaro Henrique Cândido de Souza e do especialista em Recursos Hídricos do projeto, Felipe de Azevedo Marques, sobre ações realizadas do projeto como o levantamento e caracterização de pivôs, barragens, captações, piscinões e abrigos na bacia do Rio Samambaia; instalação de estações-piloto para medição de dados meteorológicos, oferta e demanda de água na bacia; a consolidação da Sala de Situação da Agricultura Irrigada; e o lançamento do Sistema Ametista, tornando todas essas ações como uma solução inovadora para promover a segurança hídrica do polo de agricultura irrigada.

Durante o evento, produtores rurais e instituições parceiras do Projeto Ametista foram certificados, reconhecendo sua importante contribuição para o desenvolvimento do projeto. Essa certificação reforça o compromisso dos envolvidos com práticas responsáveis e eficientes no uso dos recursos hídricos.

A mesa-redonda com o tema "Desafios e Propostas para a Segurança Hídrica do Polo de Agricultura Irrigada" debate e destacou a importância de uma gestão a partir de dados medidos e não estimativas, trazendo ações integradas e soluções inovadoras para garantir o equilíbrio entre oferta e demanda de água e a importância do Projeto Ametista na governança local dos recursos hídricos.

No período da tarde, os participantes foram recepcionados com um almoço na Fazenda Capão Grande, seguido por uma visita técnica à infraestrutura física do Sistema Ametista, proporcionando uma experiência prática das inovações apresentadas.

O evento contou com a participação de 30 produtores rurais, 40 representantes de instituições, empresas e associações e 40 estudantes, evidenciando o papel estratégico do IF Goiano Campus Cristalina como elo entre academia, setor produtivo e sociedade.

O 2º Workshop de Irrigação consolida o IF Goiano Campus Cristalina como um Centro de Referência em Produção Sustentável e Irrigação, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento tecnológico e social do Planalto Central.

registrado em:
Fim do conteúdo da página