Estudantes do Campus Avançado Ipameri participam de uma visita técnica no Hospital do Idoso, em Anápolis-GO
Na última sexta-feira (15/09) aconteceu uma visita técnica ao Hospital Dia do Idoso, em Anápolis, com a equipe Mattics e suas novas invenções científico-tecnológicas
O Projeto de Extensão Mattics tem como missão impactar positivamente a vida de pessoas afetadas por doenças graves, como o Parkinson. Utilizamos um laboratório de inovações científico-tecnológicas em Matemática para capacitar estudantes a se tornarem cientistas capazes de enfrentar a realidade, interpretar fenômenos e propor soluções de baixo custo, com o apoio de médicos, fisioterapeutas, enfermeiras, matemáticos, especialistas em computação e engenharia.
Impactos do Projeto (ano base: 2023)
1. Ensino Matemático como Ciência: Destacamos um método inovador em que os estudantes se tornam cientistas da matemática e da computação desde a educação básica, promovendo soluções criativas com álgebra, trigonometria, geometria e algoritmos de programação e robótica, alinhadas aos desafios globais.
2. Invenções Sustentáveis: Criamos inovações científico-tecnológicas utilizando elementos como rodas de bicicleta, paletes, parafusos, placas robóticas e programação, com objetivos sociais e estímulo à criatividade, integrando diversas disciplinas.
3. Aplicação no Tratamento da Doença de Parkinson: As inovações desenvolvidas em sala de aula, resultado da aprendizagem ativa em matemática e computação, são direcionadas para aliviar os sintomas da doença de Parkinson em pacientes.
4. Doações à Saúde Pública: Replicamos essas inovações de baixo custo em hospitais públicos em Goiás, com foco especial no Hospital Dia do Idoso, gerando impacto social e tecnológico.
O projeto promove uma formação matemática contemporânea alinhada com a ODS 4 (Educação de Qualidade) e desafia abordagens tradicionais. A interseção entre Matemática e Computação resulta em soluções sustentáveis com impacto social. Essas invenções também contribuem para melhorar a qualidade de vida dos idosos, tratando o Parkinson, de acordo com a ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) (AZEVEDO, 2022).
Acesse as fotos: FOTOS - VISITA AO HOSPITAL DO IDOSO EM ANÁPOLIS
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Redes Sociais