Página inicial > Quadro de Atividades Docentes > Destaque - Urutaí > Aluna supera desafios e se torna 1ª mestra surda formada pelo IF Goiano

Aluna supera desafios e se torna 1ª mestra surda formada pelo IF Goiano

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 12h59 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 14h37 | Acessos: 139

Primeira estudante surda a defender dissertação no IF Goiano - Campus Urutaí, desenvolve projeto inovador em acessibilidade para a educação ambiental, promovendo inclusão e cidadania através de tecnologias bilíngues

A comemoração pós-defesa

Quinta-feira, 11 de setembro de 2024, no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí Ana Carolina Raimundo Silva tornou-se a primeira estudante surda a defender uma dissertação de mestrado na Instituição. Seu trabalho, intitulado "Elaboração de Recursos Educacionais para Acessibilidade na Educação Ambiental do Estudante Surdo", traz uma contribuição inovadora para a inclusão educacional.

Orientada pela professora doutora Cinthia Maria Felicio e coorientada pela professora doutora Eliamar Godoi, com a interpretação de Libras realizada por Mariana Lucas Mendes e Luciana Telles, Ana Carolina desenvolveu o site “Girassol de Libras”, oferecendo recursos bilíngues em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e português. O projeto de Ana utiliza tecnologias acessíveis, como QR Codes e vídeos em Libras, para disseminar conhecimentos conceitos sobre Educação Ambiental. Essas ferramentas promovem a cidadania dos estudantes surdos e incentivam sua participação ativa em questões ambientais, consolidando a importância da educação na formação de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

A Libras, reconhecida como meio de comunicação oficial no Brasil desde 2002, desempenha um papel vital na inclusão de milhões de brasileiros com deficiência auditiva. De acordo com o IBGE, aproximadamente 5% da população brasileira, sendo 55.658 delas residentes em Goiás, apresentam algum grau de perda auditiva.A falta de acessibilidade ainda é um obstáculo significativo para o acesso pleno à educação e ao mercado de trabalho.

Ana Carolina, ao concluir sua defesa, expressou sua alegria e gratidão: “Estou muito feliz por conquistar o título de mestre, agradeço a todos que me ajudaram a chegar até aqui. E não vou parar — o doutorado que me aguarde!” Sua fala reflete a determinação de seguir contribuindo para a comunidade surda e para a inclusão educacional e ambiental.

Com sua defesa, Ana Carolina reforça a importância de recursos educacionais bilíngues, especialmente em áreas como educação ambiental, que carecem de materiais adaptados. Sua pesquisa não só abre caminho para novos estudos, como também evidencia o impacto positivo de uma educação verdadeiramente inclusiva.

A história de Ana Carolina é inspiradora. Nascida com surdez profunda, ela superou os desafios de um sistema educacional que muitas vezes não está preparado para acolher estudantes com deficiência.
Canal do YouTube de Ana Carolina: [Girassol de Libras](https://www.youtube.com/@GirassoldeLibras/videos)

registrado em: