1ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO DO CAMPUS AVANÇADO CATALÃO

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 11h15 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 11h05 | Acessos: 388

A 1ª Semana de Integração dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio acontece dos dias 28/03 a 31/03, no IF Goiano-Campus Avançado Catalão, e tem enriquecido as experiências pedagógicas ofertadas aos estudantes da instituição.

Foi programada pelos docentes que, por meio de projetos integradores e junto das coordenações de curso, estão trabalhando com temas atuais.

Esses projetos são constituídos por regências compartilhadas, atividades experimentais, visitas técnicas, trabalhos em grupo, dentre outras metodologias.

Para não comprometer o andamento das aulas, as atividades estão ocorrendo no período vespertino.

Conheça os Projetos Integradores em execução:

- Construção de mapas temáticos sobre meio ambiente e tratamento de água no município de Catalão/GO (turma do 1º ano/Mineração).
- Divulgação Científica e Raciocínio Lógico em Plataformas Digitais (turma do 1º ano/Informática).
- Tecnologia sustentável: desenvolvimento de medidor de vazão para captação e caracterização de água de ar-condicionado (turma do 2º ano/Mineração).
- Uma análise multifatorial quanto à gestão dos resíduos sólidos no Brasil: como inovar as práticas atuais em prol de uma sociedade mais sustentável (turma do 2º ano/Informática).
- Construção de um Hidrociclone utilizando a Impressora 3D (turma dos 3ºs anos/Informática e Mineração).

Vale ressaltar que os conteúdos curriculares abordados englobam temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e articulados a temáticas específicas da parte técnica dos cursos.

Por tudo isso, a Semana consiste em uma oportunidade para que a sala de aula extrapole as quatro paredes e os alunos se tornem, ainda mais, protagonistas de seu processo de ensino e aprendizagem.

Ao final dos projetos, eles apresentarão os resultados à comunidade acadêmica durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), prevista para ocorrer em outubro.