Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Ceres inaugura fábrica para produção de bioinsumos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 01 de Abril de 2025, 16h05 | Última atualização em Quarta, 09 de Abril de 2025, 19h26 | Acessos: 655

Iniciativa ajuda a baratear a produção agrícola, além de evitar a contaminação do meio ambiente

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

 




Na última sexta-feira, 28 de março, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) inaugurou a biofábrica da sua Unidade de Transferência Tecnológica vinculada ao Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio). O evento teve a presença de autoridades da área no estado de Goiás e incluiu uma demonstração do funcionamento das instalações.

A biofábrica inaugurada tem como foco a produção de inoculantes, que são produtos biológicos à base de bactérias que auxiliam no crescimento das plantas, em sua produtividade e também na proteção contra doenças. As atividades da biofábrica envolvem diretamente estudantes de cursos como Agronomia, Agropecuária, Meio Ambiente, Irrigação no Cerrado e Química, poderão se capacitar e atuar no desenvolvimento de soluções.

A professora Priscila Selari, coordenadora da Unidade de Transferência Tecnológica (UTT) do Campus, afirma que o uso dos bioinsumos reduz a agressão ao meio ambiente e também auxilia no bolso do produtor: “Com uso das bactérias, temos redução de agrotóxicos, de inseticidas, de pesticidas nas lavouras, o que também é economia para o bolso do produtor. E esses micro-organismos, como as bactérias, eles já vêm da própria natureza, então eles não contaminam o meio ambiente, são benéficos”, afirma.

Atualmente, a UTT do Campus Ceres já possui estudantes bolsistas de todos os níveis, desde o Ensino Médio Técnico até o mestrado, além de colaboradores de pós-doutorado. Com a biofábrica, a expectativa é ampliar o número de envolvidos. “Através da biofábrica, iremos melhorar a nossa produção, pois conseguiremos ter entregas em larga escala”, afirma Selari.

 


Priscila Selari, coordenadora da UTT/Cebio no Campus Ceres 

 


Marcos Arriel, presidente da Fapeg, uma das idealizadoras do Cebio, foi uma das presenças de destaque no evento


O que é o Cebio – Criado a partir de um convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em 2021, o Cebio tem por objetivo atender a demanda por conhecimento de insumos biológicos em nosso estado. Espalhado por todo o estado de Goiás, o Centro busca, a partir da pesquisa, desenvolver soluções relacionadas a bioinsumos e colaborar em sua difusão ao pequeno, médio e grande produtor.

O Campus Ceres, desde março de 2022, integra o Cebio, por meio da UTT, que está instalada no prédio do Centro Integrado de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Cippi). Sua principal função é disseminar os conhecimentos e a tecnologia em bioinsumos, adapdando as recomendações tecnológicas para uso dos agricultores, técnicos e empresas locais. Além disso, a UTT ainda dá suporte ao curso de Especialização em Bioinsumos, ofertado no Campus Ceres e em outras unidades do IF Goiano.

 

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.