Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Internacionalização

IF Goiano participará de Programa Move La America

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 21h02 | Última atualização em Sábado, 29 de Junho de 2024, 08h51 | Acessos: 117

Iniciativa proporcionará a estudantes da America Latina e Caribe cursar mestrado e doutorado-sanduíche em instituições de ensino brasileiras ainda em 2024.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) credenciou-se ao Programa Move La America, uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que vai conceder bolsas de mestrado e doutorado-sanduíche no Brasil a estudantes da América Latina e Caribe. O objetivo da é fortalecer a internacionalização da pós-graduação brasileira.

A primeira seleção deve ser realizada já em 2024, com previsão de 300 bolsas de mestrado-sanduíche e 200 de doutorado-sanduíche. As instituições indicarão até 27 de junho a quantidade exata de vagas à Capes, que publicará, na sequência, editais com os requisitos para a concessão, cronograma de seleção, itens financiáveis, obrigação das partes e demais elementos necessários à realização da ação. Todo o trâmite poderá ser acompanhado no portal da Capes (veja abaixo) e do IF Goiano.

Os discentes poderão realizar estágio, pesquisa, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas relacionadas às suas áreas de atuação em Programas de Pós-Graduação, no IF Goiano e outras instituições credenciadas. Entre os benefícios disponíveis estão mensalidade e auxílios deslocamento, instalação e seguro-saúde.

Soluções - Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, o Move La America é uma estratégia importante para que a Instituição aumente sua produção científica, gerando soluções para problemas locais com uma visão global. Com isso, amplia, também, a relação com os países dos pesquisadores.  

A assessora internacional do Instituto, Lidia Morais, faz coro a Alan. Segundo ela, iniciativas como esta nos motivam ainda mais a buscar soluções institucionais que sejam emancipatórias por intermédio da internacionalização. O programa foi criado pela Portaria nº 84/2024 e a seleção lançada pelo Edital nº 7/2024.

 

Acesse página do Move La America

 

Diretoria de Comunicação Social

Com informações do portal do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página