Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano participará de Programa Move La America
Internacionalização

IF Goiano participará de Programa Move La America

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 21h02 | Última atualização em Sábado, 29 de Junho de 2024, 08h51

Iniciativa proporcionará a estudantes da America Latina e Caribe cursar mestrado e doutorado-sanduíche em instituições de ensino brasileiras ainda em 2024.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) credenciou-se ao Programa Move La America, uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que vai conceder bolsas de mestrado e doutorado-sanduíche no Brasil a estudantes da América Latina e Caribe. O objetivo da é fortalecer a internacionalização da pós-graduação brasileira.

A primeira seleção deve ser realizada já em 2024, com previsão de 300 bolsas de mestrado-sanduíche e 200 de doutorado-sanduíche. As instituições indicarão até 27 de junho a quantidade exata de vagas à Capes, que publicará, na sequência, editais com os requisitos para a concessão, cronograma de seleção, itens financiáveis, obrigação das partes e demais elementos necessários à realização da ação. Todo o trâmite poderá ser acompanhado no portal da Capes (veja abaixo) e do IF Goiano.

Os discentes poderão realizar estágio, pesquisa, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas relacionadas às suas áreas de atuação em Programas de Pós-Graduação, no IF Goiano e outras instituições credenciadas. Entre os benefícios disponíveis estão mensalidade e auxílios deslocamento, instalação e seguro-saúde.

Soluções - Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, o Move La America é uma estratégia importante para que a Instituição aumente sua produção científica, gerando soluções para problemas locais com uma visão global. Com isso, amplia, também, a relação com os países dos pesquisadores.

A assessora internacional do Instituto, Lidia Morais, faz coro a Alan. Segundo ela, iniciativas como esta nos motivam ainda mais a buscar soluções institucionais que sejam emancipatórias por intermédio da internacionalização. O programa foi criado pela Portaria nº 84/2024 e a seleção lançada pelo Edital nº 7/2024.

Acesse página do Move La America

Diretoria de Comunicação Social