IF Goiano participa de eventos de Licenciaturas
X Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e IX Seminário Nacional do PIBID contaram com a apresentação de mais de 25 trabalhos dos campi Ceres, Iporá, Rio Verde e Urutaí. Evento foi realizado em Brasília, entre os dias 7 e 10 de dezembro.
Bolsistas de Iniciação à Docência, coordenadores de área e a coordenação institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participaram do X Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e do IX Seminário Nacional do PIBID. Os eventos foram realizados entre os dias 7 e 10 de dezembro, na Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal.
O PIBID do IF Goiano contou com ampla representação no evento, tanto presencial quanto on-line, com participantes vinculados às licenciaturas ofertadas pelos campi Ceres, Iporá, Rio Verde e Urutaí. Mais de 25 trabalhos completos desenvolvidos no âmbito do Programa foram aprovados e apresentados durante o encontro, reforçando a articulação entre ensino, pesquisa e formação docente defendida pelas licenciaturas da Instituição e pelo Projeto Institucional do PIBID do IF Goiano. Os trabalhos também serão publicados nos Anais do evento.
A iniciativa teve como eixo estruturante a promoção do diálogo entre profissionais da educação básica e superior, licenciandos, pesquisadores e pós-graduandos, consolidando-se como espaço de reflexão, mobilização e defesa das políticas públicas educacionais. As discussões abordaram, especialmente, os impactos dessas políticas na formação de professores, com foco na iniciação à docência como estratégia de qualificação e valorização do magistério.
A programação ocorreu de forma presencial e on-line e incluiu palestras, oficinas, apresentações de trabalhos, atividades culturais e mesas temáticas. Um dos destaques foi a mesa-redonda “Democracia e resistência na formação de professores”, com participação da professora Dalila Andrade de Oliveira (UFMG/CNPq), da professora Gina Vieira Ponte de Albuquerque (UnB) e do professor Fernando de Araújo Penna (UFF), com mediação da professora Catarina de Almeida Santos (CTC-EB/Capes/UnB). Também integrou a agenda a reunião dos coordenadores institucionais com a Capes, na qual foram apresentados os parâmetros de avaliação do PIBID para os próximos anos.
Para os estudantes participantes, a vivência no ENALIC representou um marco no processo formativo. A bolsista do Campus Ceres, Stefany Brito Rodrigues da Silva, destacou que a aprovação de um trabalho em um evento nacional ampliou o interesse pela pesquisa e pela produção acadêmica. “Essa conquista reforçou a importância das vivências proporcionadas pelo PIBID e despertou ainda mais o interesse pela pesquisa e pela produção acadêmica”, afirmou. Já a estudante do Campus Iporá, Vera Sônia de Jesus, ressaltou que a participação no PIBID possibilitou o acesso a espaços formativos que complementam sua trajetória acadêmica, especialmente para discentes de cursos ofertados na modalidade a distância.
Na mesma linha, o discente do Campus Urutaí, Wender Pereira de Oliveira, avaliou que a experiência fortaleceu a autonomia intelectual e a postura investigativa enquanto futuro professor. “O contato com produções acadêmicas de estudantes e docentes de diferentes instituições ampliou minha compreensão sobre diversas realidades educacionais e científicas”, completou. A coordenadora institucional do PIBID, professora Rosenilde Paniago, do IF Goiano – Campus Rio Verde, enfatizou que o apoio da Instituição foi fundamental para viabilizar a participação dos bolsistas no evento e para o fortalecimento da formação de professores pesquisadores no âmbito do IF Goiano.
A participação do IF Goiano no X ENALIC e no IX Seminário Nacional do PIBID reafirmou o compromisso da Instituição com a formação inicial de professores, a valorização da docência e o fortalecimento das licenciaturas, ao incentivar a produção acadêmica, o diálogo entre diferentes realidades educacionais e a inserção dos licenciandos em espaços nacionais de debate e construção coletiva do conhecimento.
Clique e veja a relação de trabalhos aprovados


Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais