IF Goiano – Campus Cristalina participa da OLITEF e comemora medalhas de prata e ouro
Estudantes do 2º ano do curso técnico em informática
O Instituto Federal Goiano – Campus Cristalina obteve resultados de destaque na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), competição nacional que estimula o aprendizado sobre finanças pessoais, economia, investimentos e tomada de decisões conscientes. Os alunos Alexsander dos Santos Dias e Arthur Lustosa Alves, ambos do 2º ano do Ensino Médio, foram os destaques da edição ao conquistarem medalha de ouro e medalha de prata, respectivamente. O desempenho individual dos estudantes os posicionou entre os 1% e 2% melhores de Goiás. Além disso, Alexsander ficou entre os 10 mil melhores participantes do país, o que lhe garantirá títulos do Tesouro Direto como forma de premiação nacional — reconhecimento concedido somente aos estudantes de maior pontuação no Brasil.
A aplicação da olimpíada no campus foi uma iniciativa do Projeto OLITEF: Diagnóstico, Preparação e Reforço, coordenado pela professora de Economia, Yasmine da Mata Mendonça e composto também pelos professores de Matemática, Renno Guedes e Luan Mattos. O projeto promoveu a aplicação de um simulado e ações formativas abertas aos três cursos técnicos integrados ao ensino médio. A preparação envolveu formações abordando temas como educação financeira, renda fixa, renda variável, planejamento financeiro, juros simples e compostos, porcentagem e resolução de problemas — conteúdos que dialogam diretamente com as habilidades matemáticas cobradas no ENEM e demais exames nacionais.
A participação na OLITEF reforça a relevância pedagógica de áreas como Economia e Finanças no desenvolvimento de competências essenciais para a vida adulta. Além das habilidades matemáticas — como proporcionalidade, juros, porcentagem, e análises comparativas, amplamente exploradas na olimpíada e cobradas no ENEM — os estudantes também têm contato com conceitos fundamentais de economia, como Taxa Selic, Inflação, CDI e Produto Interno Bruto (PIB). Compreender esses indicadores é indispensável para o exercício pleno da cidadania, pois permite interpretar notícias, avaliar políticas públicas, tomar decisões informadas e evitar golpes e desinformações financeiras, cada vez mais comuns no ambiente digital. Ao integrar esses conhecimentos em atividades práticas, o campus fortalece a preparação dos estudantes para avaliações externas, amplia sua capacidade de análise crítica e estimula escolhas financeiras mais seguras e conscientes ao longo da vida.



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