IF Goiano lança edital com vagas para mestrados e doutorado 2021/2

Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 08h20 | Última atualização em Quinta, 05 de Agosto de 2021, 16h50 | Acessos: 1338

Interessados podem se inscrever pela internet, no período de 27 de julho a 13 de agosto deste ano.

As pós-graduações serão oferecidas nas seguintes unidades: Campos Belos, Ceres, Cristalina, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí. Os cursos disponibilizados são os mestrados acadêmicos em Agroquímica, Biodiversidade e Conservação, Agronomia e Zootecnia. Também estão disponíveis os mestrados profissionais em Bioenergia e Grãos, Conservação de Recursos Naturais do Cerrado, Engenharia Aplicada e Sustentabilidade, Irrigação no Cerrado, Olericultura e Tecnologia de Alimentos, além do doutorado em Agronomia.

Pela primeira vez, o Campus Iporá está ofertando 10 vagas para o curso de mestrado profissional em Bioenergia e Grãos. De acordo com o coordenador do curso, prof. Aurélio Rúbio, "os investimentos em Educação podem refletir em aumento de diversos índices para o município, como por exemplo, o PIB. Recentemente, um estudo evidenciou que o investimento do governo em manter um aluno na universidade federal pode garantir o triplo de retorno. Aliado a isto, tem-se a aptidão agrícola da região com crescimento linear ao longo dos anos. Portanto, o IF Goiano, disponibiliza agora o Mestrado Profissional em Bioenergia e Grãos no município de Iporá, um Polo Agrícola no estado. Se você é profissional ligado à agricultura, não perca essa grande chance de investir na sua carreira e se capacitar!".

"Considerando a região de Iporá e municípios vizinhos, na qual a agricultura está em franca expansão, bem como a pecuária (leite e corte) é uma das principais atividades, projetos de pesquisa podem ser desenvolvidos na área de produção de grãos, bem como de culturas bionergéticias, testando novos materiais genéticos, defensivos agrícolas utilizados no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, formas de manejo conservacionistas  do solo, fertilizantes e vias de aplicação". Está é a visão do prof. Romano Valicheski, um dos orientadores do programa, sobre a relevância das ofertas de vagas para o município de Iporá. "Também podem ser desenvolvidos projetos buscando maior sustentabilidade para o processo produtivo, dentre os quais destacam-se os Sistemas Integrados de Produção, os quais podem ser organizados utilizando-se várias espécies vegetais de interesse para produção de grãos, frutos, forragens, fibras e madeira, avaliando também os benefícios e alterações que ocasionam nos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, buscando  sistemas ecologicamente sustentáveis e economicamente viáveis e que venham a contribuir com o desenvolvimento da economia local e regional", acrescenta Romano.

São 118 vagas disponíveis para 11 opções de cursos de mestrado e doutorado.

Confira os editais:

Processo Seletivo - Mestrados e Doutorado Acadêmicos

Processo Seletivo - Mestrados Profissionais

Clique e inscreva-se (a partir de 27 de julho):

Agroquímica

Biodiversidade e Conservação