Seminário debate as experiências formativas na profissão docente
Participaram da mesa de discussões a Secretária de Estado da Educação de Goiás, professora Aparecida de Fátima Gavioli S. Pereira, e a representante da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde, professora Giselly de Oliveira Lima. Os trabalhos foram mediados pela professora Maria Aparecida Alves da Silva.
A Secretária Aparecida de Fátima Gavioli discorreu sobre a necessidade do conhecimento prático, da experiência e da vivência em sala de aula para a formação docente. “Se queremos que os nossos professores tenham o desejo de ensinar, temos que mudar a maneira como formamos esses profissionais”, afirmou. De acordo com a professora, o grande desafio é “colocar gente que sabe o que está falando com gente que sabe o que está fazendo”.
Já a professora Giselly apresentou um breve histórico sobre as mudanças na estrutura curricular e destacou a formação docente voltada para a manutenção da equidade. A professora falou ainda sobre a formação continuada de professores em diferentes frentes, sendo elas: a formação promovida pelas Universidades e Institutos Federais, as oferecidas pela rede pública e o apoio à formação de discentes dos cursos de licenciatura por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
As atividades do período da tarde foram encerradas com a apresentação de pôsteres. Dos cerca de 400 inscritos, 280 foram aprovados e apresentados. Dentre eles, trabalhos ligados à educação, meio ambiente e comunicação.
Colaborou: Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais