Políticas públicas de sustentabilidade para agropecuária é tema de conferência

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2024, 12h19 | Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2024, 18h21 | Acessos: 113

A palestra foi ministrada pelo pesquisador do Mapa/SDI/DEFLO, Alexandre de Oliveira Barcellos, que fez uma explanação reflexiva sobre aumento na produção de alimentos no Brasil, impactos ambientais e os desafios no combate à fome no País. A conferência abriu o 2º CONAEI, o SIPGAdm e Fórum do Cerrado.

O 2º Congresso Nacional de Administração, Empreendedorismo e Inovação e o 1º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Administração e 1º Fórum de Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento do Cerrado estão reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de vários setores das esferas pública e privada no Campus Rio Verde.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura dos eventos o gerente de parcerias internacionais da Fapeg, Gabriel de Paula; o coordenador geral do Projeto Cerrado, professor José Carlos Barros; o coordenador de pós-graduação em Administração da FEARP-USP, professor Felipe Mendes Borini; e o coordenador adjunto na CAPES dos programas de pós-graduação profissionais da área de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Turismo, professor Márcio Pimenta. Também presentes, representantes da Acirv, Maria Graziela Fetz, e do Coderv, Angelo Landim Júnior.

Na oportunidade, professor Márcio Pimenta mencionou o esforço empreendido pelo IF Goiano - Campus Rio Verde para implantação do Mestrado em Administração, ressaltando a qualidade dos pesquisadores da área que atuam de forma coesa, seguindo com rigor as diretrizes da pós-graduação em Administração "Não é fácil abrir um mestrado em Administração, sobretudo, no interior do Brasil e este programa, não só reuniu todos os requisitos necessários, mas foi capaz de traduzir toda a demanda das empresas e órgãos públicos da região", destacou.

O representante da Fapeg, Gabriel de Paula disse que os projetos do IF Goiano são sempre recebidos com entusiasmo pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. "Aqui se faz pesquisa, inova, empreende. As equipes estão preparadas não só para receber o fomento, como também para replicá-los com a garantia de excelentes resultados", enfatizou.  Gabriel também citou o edital Tecnova 3, que destinará cerca de 17 milhões para desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos relacionados às  públicas de inovação do estado de Goiás.

Conferência

O pesquisador do Mapa/SDI/DEFLO, Alexandre de Oliveira Barcellos, abordou a temática "Políticas públicas de sustentabilidade para agropecuária", chamando a atenção para aspectos importantes da produção de alimentos e seus impactos, sobretudo, ambientais. O pesquisador fez uma explanação da evolução da agricultura brasileira, que recebeu investimentos em ciência e tecnologia entre as décadas de 1970 e 1990 para avanço de suas regiões produtores, chegando no Cerrado. O que fez com que o país se transformasse em referência mundial na produção de grãos e carne, alcançando o patamar de 9ª economia mundial e 4º maior produtor de alimentos do mundo. No entanto, esse avanço tem implicações preocupantes, como impactos ambientais, segundo ele.

Alexandre citou ainda a problemática da fome no Brasil, impulsionada pela Covid, mesmo com essa alta produção de alimentos. "Reduzimos, mas ainda é um grande desafio", afirmou. Para ele, o pesquisador precisa estar atento as essas questões desenvolvendo estudos que tragam soluções efetivas para que todos tenham acesso ao alimento.

Em relação aos impactos ambientais foi enfático. "Qualquer atividade de uso inadequado da terra produz impacto sobre as águas", alertou, apontando a importância de políticas públicas com a finalidade de reduzir os danos. Citou ainda, a importância dos bionsumos, como forma sustentável de produção e redução do uso de produtos químicos.

Sobre os eventos, organizados pelos cursos de Administração do Campus (técnico, bacharelado e mestrado), o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, e o pró-reitor de Administração e Planejamento, professor Gilson Dourado, ressaltaram que contribuem para uma formação ampla dos estudantes. "Nossos estudantes não precisam mais ir estudar nos grandes centros para ter uma formação de excelência", disse Gilson.

A Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros abrilhantou a solenidade apresentando músicas clássicas do sertanejo raiz.

A programação prossegue até quarta-feira, 22.

Seção de Comunicação Social e Eventos