Aberta oficialmente a programação do 14º Semapós, 13º CPPG, 6ª Midex e 1ª SIA
Eventos que integram o Ensino, a Pesquisa e a Extensão foram oficialmente abertos na noite desta terça-feira, 29, com a participação da equipe gestora do IF Goiano, docentes, discentes e técnicos administrativos, além de pesquisadores de instituições diversas e representantes de agências de fomento e entidades de classe.
O 14º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-graduação do IF Goiano, 13º Congresso de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Rio Verde, a 6ª Maratona de Inovação da Diretoria de Extensão e a 1ª Semana de Integração Acadêmica constituem-se de importantes ações no contexto de atualização acadêmica. É uma intensa jornada de aprendizado por meio uma vasta programação que contempla diversas áreas do conhecimento e vários níveis de ensino.
O Semapós promove a integração de docentes, discentes e técnico-administrativos vinculados aos programas de pós-graduação do IF Goiano, com o intuito é fortalecer os cursos de mestrado e doutorado. São reflexões em conjunto e avaliações mediadas por pesquisadores de universidades e instituições parceiras.
A edição 2024 do CPPG tem como temática central “Do campo à mesa com sustentabilidade: pesquisas, tecnologias e inovações” e conta com a participação de pesquisadores de instituições de referência nacional e internacional. A programação do congresso consta de palestras, painéis, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.
A Maratona de Inovação da Diretoria de Extensão reunirá consultores de marketing, contabilidade, gestão e empreendedorismo em uma extensa programação de atividades voltadas à formação para mercado empresarial. A iniciativa visa o empreendedorismo e a inovação oportunizando experiências práticas por meio de desenvolvimento de projetos e mentorias.
A Semana de Integração Acadêmica reúne diversos eventos ligados aos cursos ofertados no Campus Rio Verde: 12° Simpósio de Zootecnia; 7° Bioprospectar; 7ª Semana Acadêmica de Biologia; 5ª Abóbora Contest – Maratona de Programação da Ciência da Computação; 3° Congresso Acadêmico de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos; 1° Integra Gestão; 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Rio Verde; e 1º AgroPrática Gepea - Encontro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Agrícola do Campus Rio Verde.
A programação consta de 21 palestras, 20 minicursos, 15 seminários, 4 painéis, 1 maratona de inovação e 1 maratona de programação, 1 workshop, 5 visitas itinerantes (com presença de escolas municipais e estaduais), visitas técnicas a empresas, tenda científica para apresentação de 298 trabalhos na modalidade pôster, apresentações de trabalhos científicos na modalidade pôster, exposições de fotos científicas e de produtos alimentícios de pecuários desenvolvidos em disciplinas, além de feira agroecológica.
Participaram da solenidade de abertura, o reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, acompanhado dos pró-reitores de ensino, professora Geisa d'Ávila Ribeiro Boaventura; de pesquisa, professor Alan Carlos da Costa; de extensão, professor Luciano Carlos Ribeiro da Silva; de desenvolvimento institucional, professor Gilson Dourado.
Também presente a equipe gestora do Campus Rio Verde, liderada pelo diretor-geral, professor Fabiano Guimarães: diretora de ensino, professora Lia Raquel dos Santos; de pesquisa, professora Suzana Marcionílio; de extensão, professora Haihani Silva Passos; de administração e planejamento, Élvys Fernandes.
A Fapeg foi representada pelo seu presidente, Marcos Fernando Arriel. O representante da Capes foi Júlio César Piffero de Siqueira, coordenador geral de Fomento a Ações Estratégicas. Representando as entidades de classe estiveram o presidente do Coderv, Ângelo Landim; o vice-presidente da Acirv, José Carlos Cintra; e o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Olávio Teles Fonseca. A professora Letícia Fleury, representou o CREA-GO.
A solenidade contou com a participação da Banda Filarmônica Filadelfo Jorge da Silva.
Conferência de abertura
"O papel da Fapeg na indução do desenvolvimento científico e tecnológico de Goiás" foi o tema da palestra ministrada por Marcos Fernando Arriel, que está à frente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as estratégias de fomento da Fapeg, que seguem plano de governo, plano plurianual e orientações do conselho superior da entidade, observando os indicadores de ciência e tecnologia e áreas prioritárias, além de acompanhar as agendas nacionais e internacionais.
O palestrante citou os centros de excelência, dentre eles, o Ceagre e o Cebio, dos quais fazem parte o IF Goiano. Segundo ele, esses centros criam condições de formação de capital humano, por meio de ambientes de geração de tecnologias, inovação e negócios, com potencial de competição em escala internacional. Marcos Arriel também falou da "trilha de inovação", uma iniciativa da entidade para fortalecer a ciência, tecnologia e inovação no interior do estado. A intenção é contribuir com o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Goiás.
Saiba mais sobre a Fapeg.
A programação dos eventos integrados prossegue até sexta-feira, dia 1º de novembro. Acesse o site.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais