Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

2º Agro Empreende reúne estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas.

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 27 de Março de 2025, 10h28 | Última atualização em Sábado, 29 de Março de 2025, 18h50 | Acessos: 110

Converter desafios do agronegócio em oportunidades sustentáveis por meio de startups foi a temática central do evento.

imagem sem descrição.

O tema foi apresentado pelo especialista em inovação da Hub Cerrado, Carlos Magno. Aos presentes, o palestrante fez importantes provocações especialmente voltadas à transformação de desafios das startups em oportunidades sustentáveis para o agronegócio. Com larga experiência no ecossistema de startups e soluções inovadoras para o agro, o palestrante começou falando dos conceitos de startups atribuídos por especialistas da área.

Um desses conceitos diz ser uma instituição humana para criar produtos e serviços. É considerada uma organização temporária em busca de um modelo de negócios escalável recorrente e lucrativo. De acordo com o palestrante, toda startup nasce para deixar de ser. “Ou vira um grande empresa ou é adquirida por uma grande empresa”, disse afirmando que uma startup serve para buscar a resolução de problemas.

Um dos segredos para o sucesso de uma startup, segundo Magno, está na busca de perfis complementares e explica que a diversidade no time é grande chance de sucesso nos negócios. Ele também atribui a participação em eventos como oportunidades para conhecer as novidades oferecidas pelo ecossistema e envolver pessoas. O especialista alerta para os riscos de fracasso de um empreendimento que podem ser evitados com os cuidados no levantamento de capital, estudos da necessidade do mercado e observação da concorrência.

 

Startups da IF For Business

Durante o evento, empreendedores assistidos pela Incubadora de Empresas IF For Business apresentaram seu modelo de negócio. Os empreendimentos reúnem estudantes, professores e profissionais das áreas de ciências agrárias, engenharias, ciência da computação, dentre outras.

Em sua maioria, tem como foco democratizar o uso de tecnologias, de forma a alcançar também o pequeno produtor, criando um ambiente econômico sustentável. São iniciativas que visam reduzir custos com atenção ao uso consciente dos recursos naturais.

São elas:

AgriTech - Inteligência Agrícola

Startup AgroX

Startup Angular Engenharia

FGH Agro

Drones RV

Solo Calc

 

Agro Empreende já se configura como um dos mais relevantes eventos para o fortalecimento da inovação e do empreendedorismo no agronegócio regional. É a oportunidade que pesquisadores, empresários de vários segmentos, produtores rurais, estudantes de vários níveis e de várias áreas têm para debater temáticas de seus interesses e estabelecer parcerias. É organizado pela Incubadora de Empresas IF for Business juntamente com o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e conta com apoio financeiro da Funape.

Sua 2ª edição contou com a participação do pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação, professor Alan Carlos Costa, que é também diretor do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre); do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Denimárcio Borges de Oliveira; da diretora de extensão do Campus Rio Verde, professora Haihani Passos, representando o diretor-geral, professor Fabiano Guimarães; além da coordenadora da Incubadora IF For Business, professora Sílvia Salustiano.

Também presentes, o presidente da Associação Comercial e Industrial e Serviços de Rio Verde (ACIRV), Eduardo Lobo, além de representantes da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Agricultura, SENAR, Sindicato Rural de Rio Verde e Parque Tecnológico de Rio Verde.

Apresentações de dança de capoeira encantaram os participantes com músicas e gingados que expressam a cultura de um povo que luta por transformação social.

O grupo pertence à Associação Cultural e Esportiva de Estudos e Pesquisas da Arte Capoeira CMC – Escola Capoeira Mandou Chamar - presidida por Mestre Camarada.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.