Aprovado Mestrado em Formação de Professores e Práticas Educativas
Programa preenche lacuna existente no município de qualificação de professores em nível de stricto sensu. O edital do processo seletivo deverá ser publicado em breve.
O Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Educativas (PROFPPE) conta com a parceria da Universidade do Minho em Portugal, por meio de seus pesquisadores, e apoio das Redes Estadual e Municipal de Educação. A intenção é realizar trabalhos integrados a fim de que as propostas elaboradas pelos mestrandos, que incluem a elaboração de produtos e/ou processos educacionais, recebam o respaldo necessário para o desenvolvimento. O curso de mestrado será ofertado no Campus Rio Verde do IF Goiano.
Segundo sua proposta de criação, em Rio Verde existem 73 unidades escolares da rede municipal de educação e 28 da rede privada. Juntas, possuem pouco mais de 1 mil e 100 docentes, dos quais apenas 4.5% possuem mestrado e pouco mais de 1% possuem doutorado. Já a rede estadual de Educação conta com 23 colégios estaduais, com cerca de 700 professores do quadro permanente e contratados. Apenas 4,8% possuem mestrado e 0,4% possui doutorado. Os números mostram que o Programa de Pós-Graduação em Ensino é essencial para contribuir com a qualificação de professores que estão no campo de atuação.
No Campus Rio Verde é ofertado o curso de especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas, que tem atraído grande parte desses professores, que buscam por uma qualificação para além da graduação. A Instituição também conta com diversos espaços que são destinados à formação de professores, como por exemplo, o Centro de EducAção Rosa de Saberes, lugar de desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão cujo foco são questões que envolvam a educação básica, o ensino superior e os processos de ensino-aprendizagem na Educação Básica. No local também são ministradas aulas práticas do curso de especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas e dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertados na unidade.
Outras ações também são desenvolvidas no Rosa de Saberes: projetos do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); Programa Residência Pedagógica; e atividades Projeto Circuito Beija-Flor, que objetiva proporcionar a integração família, sociedade e instituição, em uma perspectiva de conscientização ambiental e desenvolvimento do conceito de sustentabilidade com a promoção social. O projeto promove o diálogo com crianças e jovens, oportunizando aos estudantes das Licenciaturas o desenvolvimento de atividades formativas balizadas no trabalho com projetos de ensino e investigação. No Centro também está o Laboratório Interdisciplinar de Educadores (LIFE) onde ocorrem diversas atividades relacionadas à formação de professores.
Sobre o PROFPPE
O Programa tem como objetivo maior capacitar os profissionais da Educação em seus diversos setores e atribuições para o exercício da docência; da administração escolar; do apoio; e assessoria pedagógica, buscando aprimorar a sua prática educativa e o processo de ensino-aprendizagem pelo viés da investigação pedagógica, de modo a contribuir para a melhoria do ensino e da instituição escolar nos cenários local, regional e nacional.
São objetivos específicos do programa:
I - capacitar professores para a mobilização dos diversos saberes, envolvendo o ensino pela pesquisa e o uso de tecnologias necessárias ao ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos;
II - promover a formação de profissionais da educação capazes de produzir e socializar conhecimentos, objetivando a qualidade do ensino-aprendizagem;
III - qualificar os profissionais da educação para desenvolver projetos interdisciplinares de ensino-aprendizagem, projetos de investigação, produtos e processos educacionais e ações formativas aplicáveis ao ensino;
IV - estreitar as relações com as escolas de Educação Básica, tendo como foco os processos de ensino-aprendizagem para as diferentes modalidades de ensino, que incluem Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil, Educação do Campo, Inclusão, dentre outras, buscando promover ações de formação continuada que possibilitem a necessária articulação entre a educação científica e tecnológica e a sociedade, por meio de pesquisas contextualizadas que priorizem, além do aprofundamento epistemológico, a problematização de questões reais/concretas e a intervenção prática que possibilite a transformação das realidades educacionais local/regional/nacional; e
V - qualificar professores e profissionais da educação, por meio da pesquisa aplicada, para o exercício da docência, de forma a compreender as condições de produção das mudanças na educação.
O PROFPPE tem como área de concentração a “Formação de Professores e Práticas Educativas”, que se desdobra em duas linhas de pesquisa: Formação de Professores para a Educação Básica e Práticas Educativas para a Educação Básica.
O egresso do Programa deverá estar habilitado a desenvolver atividades de pesquisa e ensino articuladas ao saber específico, ao saber pedagógico e na interface com as tecnologias, em espaços formais e não formais da educação que atuam nas distintas ciências, com autonomia no processo de aprendizagem contínua e construção de conhecimentos, de modo a promover melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica e de seu processo de desenvolvimento profissional. O acompanhamento dos egressos será feito anualmente, por meio de programa específico, desenvolvido por comissão de autoavaliação, bem como pela continuidade da atuação dos egressos em grupos de pesquisas e no envolvimento em eventos e projetos de ensino e/ou extensão.
Em breve, informações sobre o processo seletivo para entrada da primeira turma de mestrandos.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais