Começa curso de produção de mudas de orquídeas do Mulheres Mil
O Mulheres Mil é um programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, instituído no Brasil em 2011, que visa promover o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres que participam dos cursos ofertados.
Desde a retomada da oferta dos cursos em 2023, o Campus Rio Verde já preparou dezenas de mulheres por meio do curso Educação Financeira e Empreendedorismo. Para 2025, o curso ofertado é “Mãos que Cultivam: Mulheres Mil na Produção de Mudas de Orquídeas”, que além de ensinar a produzir mudas, também possui foco em ornamentação e desenvolvimento de habilidades na área do empreendedorismo.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Ana Carolina Ribeiro Aguiar, as alunas vão aprender desde a prática do cultivo da planta até como iniciar um negócio que pode gerar renda para a família.
A aula inaugural contou com a participação do diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, que é responsável pelo laboratório de cultivo de orquídeas. Também presente, a Secretária Municipal de Assistência Social e primeira dama do município, Lara Santux Carrijo. Parceira do IF Goiano na execução do Programa, a Secretaria, por meio da Superintendência Técnica, realizou a seleção das alunas.
A diretora de extensão, professora Haihani Passos, e a superintendente da Secretaria de Assistência Social, Edilene Alves da Cruz se juntaram aos professores do curso para recepcionar as novas alunas.
Depoimento
A egressa Suelem Noronha da Silva Soares, da turma de 2023 do curso de Educação Financeira e Empreendedorismo, esteve com as ingressantes e falou de suas experiências com o curso e de como sua vida foi mudada a partir do que aprendeu e colocou em prática.
As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, entre 14 e 18h. O curso está previsto para ser finalizado no mês de julho.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais