IF Goiano reúne estudantes estrangeiros de pós-graduação
Encontro ocorreu na sede da reitoria, em Goiânia. Alunos são oriundos dos processos seletivos e do programa GCUB-Mob.

São estudantes de países, como, Moçambique, Haiti, Etiópia, Nigéria, Burundi, Afeganistão e Malawi vinculados em Programas de várias unidades da Instituição. Do total de 11 alunos, 5 estão no Campus Rio Verde: Geraldo Acácio Mabasso e Célsio Assane, ambos de Moçambique; Kolfi Jean Baptista Agnonsoy, de Benin; Niyokwizigira Lameck, de Burundi; Muluken Mengist, da Etiópia; e Francklin Okiowa, da Nigéria.
Eles ingressaram nos cursos de mestrado/doutorado pelos processos seletivos e, também, por meio do Programa GCUB de Mobilidade Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-Mob). Em breve, a Instituição receberá os demais estudantes estrangeiros do GCUB-Mob. Para o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação, professor Alan Carlos Costa, além da capacitação, a iniciativa valoriza ainda o intercâmbio cultural.
O GCUB é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, que compõe uma rede de 101 instituições de educação superior brasileiras e seis internacionais. O objetivo é promover a internacionalização das universidades associadas por meio de projetos, programas e ações de cooperação internacional. O IF Goiano é o primeiro Instituto Federal a fazer parte do grupo.
Nesta edição do GCUB-Mob, a terceira desde o lançamento do programa e da qual a autarquia está participando, estão sendo oferecidas mais de 882 bolsas de mestrado e doutorado por 58 instituições brasileiras, para programas com início no primeiro semestre em 2025. Bolsas também serão concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) por meio de edital lançado exclusivamente para aprovados no GCUB. Outra parte vem de recursos do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio), ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, instituído pelo Governo de Goiás em 2021 e coordenado pela Fapeg. Presentes no encontro, os gestores da Fapeg, Gabriel de Paula e Claudio Rodrigues Leles, afirmaram que a Fundação ainda poderá disponibilizar de mais recursos e benefícios para os estudantes de pós-graduação.
Experiências
Durante o encontro, estudantes relataram expectativas e experiências sobre a vinda para o Brasil. “Ao voltar para para o meu país, a Nigéria, quero colocar o conhecimento que adquiri aqui em prática e impactar vidas”, relatou o nigeriano Victor Kehinde Oloko. “Depois de me adaptar ao idioma e cultura do Brasil quero melhorar minhas interações profissionais e ganhar conhecimento extra e habilidades na minha área”, complementou Muluken Mengist, da Etiópia.
Palestra
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o GCUB por meio de palestra proferida pela diretora do Grupo, Rossana Valéria de Sousa e Silva. A gestora apresentou as diversas possibilidades que o GCUB pode proporcionar à Instituição, dentre as quais, participação em seminários internacionais, cursos e programas de mobilidade internacional como o GCUB-Mob e, também, cursos de curta duração.
O evento contou com participação do reitor do IF Goiano, professor Elias Monteiro e dos pró-reitores de Ensino, Geísa Boaventura; de Extensão, Luciano Carlos da Silva; pró-reitora substituta da Proppi, Iraci Gonçalves; diretora da Agência de Inovação, Márcia Fazio; coordenadora de Assuntos Internacionais, Lídia Morais; diretora do Centro de Referência do IF Goiano, Joseany Cruz; além de diretores-gerais e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e coordenadores dos Programas do IF Goiano.
Os estudantes também participaram de reunião com o Comitê de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano e visitaram Memorial do Cerrado, situado na capital.
Seção de Comunicação Social com informações da Diretoria de Comunicação Social do IF Goiano
Redes Sociais