Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Palestra discute desafios da cultura organizacional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2025, 18h29 | Última atualização em Quarta, 08 de Outubro de 2025, 10h18 | Acessos: 238

Segundo palestrante Rose Shimabuku, cenário contemporâneo desafia modos de ser das pessoas e das organizações. Palestra compôs eventos integrados do IF Goiano e foi realizada na quinta-feira, dia 2.

imagem sem descrição.

Os eventos integrados do IF Goiano colocaram em pauta o comportamento das pessoas e a cultura organizacional frente ao cenário de incertezas do mundo contemporâneo. A palestra sobre o tema foi ministrada pela psicóloga Rose Helen Shimabuku, na noite da quinta-feira (2), no auditório Jatobá do Campus Rio Verde, e fazia parte do IntegraGestão, dentro da Semana de Integração Acadêmica do campus.

Rose, que tem formação na área de Psicologia Organizacional e atua na área de Gestão de Pessoas, provocou o público da palestra solicitando que respondessem a uma enquete virtual sobre competências necessárias no mundo do trabalho. O resultado foi uma nuvem de palavras majoritariamente formada por expressões indicando comportamentos, como proatividade, responsabilidade e empatia.

A partir disso, a palestrante mostrou diversos dados e análises do mundo contemporâneo que influenciam no ambiente de trabalho, como a substituição de humanos por máquinas na realização de determinadas tarefas e a maior incidência de problemas psiquiátricos e doenças mentais. “Nesse cenário, será cada vez mais importante e valorizada a humanidade e a capacidade analítica das pessoas no ambiente organizacional”, afirmou Rose.

Ela exemplificou essa mudança em curso, comentando que novas abordagens na gestão de recursos humanos estão passando a incluir “valores” e “quociente emocional” a fatores já consolidados como as competências técnicas e habilidades comportamentais. “Se olharmos para as habilidades mais importantes para os profissionais do século 21, listadas por diversas instituições mundo afora, podemos ver não só habilidades cognitivas, mas também diversas relacionadas ao autodesenvolvimento e ao potencial de trabalhar com outras pessoas”, comentou a palestrante.

Segundo dados apresentados, existe uma estimativa de que 44% das habilidades que os trabalhadores dominam hoje não serão relevantes em breve. Além disso, se projeta que seis a cada dez profissionais atuantes precisarão de atualização parcial ou completa de competências até 2027, sendo que boa parte não terá essa oportunidade. “Por isso, eu digo que a cultura organizacional forte é daquela organização que investe em treinamento”, declarou Rose.

Na sequência, a palestrante mostrou um instrumento de avaliação para interagir com os participantes, em que eles deveriam se autoavaliar em oito quesitos, que foram sendo explicados e contextualizados com dados: competência adaptativa, pensamento computacional, competência transcultural, transdisciplinaridade, imparcialidade, empatia, comportamento ético e fazer sentido.

Por fim, Rose fez uma reflexão sobre modos tóxicos da organização lidar com seus colaboradores, como ignorar vozes diversas, estereotipar pessoas ou grupos e penalizar falhas no processo de aprendizagem. “Quando as pessoas têm medo de perguntar, expressar ideias ou fazer críticas, nós dizemos que ali há uma cultura de silêncio”, explicou a palestrante. Por outro lado, segundo Rose, o contexto atual demanda justamente o oposto, uma “cultura da segurança psicológica, em que as pessoas podem ser quem são, sem medo de expressar suas ideias”, completou.

IntegraGestão

A palestra de Rose Shimabuku compôs a programação do IntegraGestão, iniciativa dos cursos de Administração (bacharelado e técnicos EaD e presencial), Contabilidade (técnico) e Alimentos (técnico), dentro da Semana de Integração Acadêmica. 

Segundo a professora Frankcione Borges de Almeida, uma das organizadoras do evento, o IntegraGestão é um espaço de colaboração. “Ele demonstra que, quando unimos forças, conseguimos ir além: fortalecemos nossos cursos, aproximamos a comunidade acadêmica e reafirmamos o compromisso do IF Goiano com a educação de qualidade e com a formação integral dos nossos alunos”, afirmou a professora.

A programação contou ainda com a participação da professora da Universidade de Rio Verde (UniRV), Karen Machado Borges, que, assim como Rose, atua profissionalmente na gestão de recursos humanos e é aluna do Mestrado Profissional em Administração do IF Goiano. Karen apresentou a palestra e realizou intervenções para guiar o público e provocar discussões.

Comunicação Social - Redação Oficial dos Eventos Integrados

 

Fim do conteúdo da página