VIII Fórum de Coordenadores de Curso discute êxito escolar
Evento reuniu gestores acadêmicos do IF Goiano para alinhar estratégias de integração curricular e extensão. Encontro foi realizado nos dias 8 e 9 de abril, na Reitoria, em Goiânia.
Nos dias 8 e 9 de abril, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da pró-reitoria de Ensino, realizou o VIII Fórum de Coordenadores de Curso, reunindo coordenadores dos cursos técnicos e de graduação para um momento estratégico de reflexão, debate e construção coletiva sobre temas centrais da organização acadêmica da instituição.
Com foco no êxito escolar, a edição dá continuidade às discussões que vêm sendo construídas ao longo dos últimos anos em torno da tríade acesso, permanência e êxito, princípios que orientam as políticas educacionais dos Institutos Federais. Nessa perspectiva, o êxito não se limita à conclusão dos cursos, mas envolve processos formativos integrados, capazes de promover aprendizagens significativas para os estudantes.
A programação foi organizada prioritariamente em formato de oficinas, favorecendo o debate qualificado, a troca de experiências entre os campi e a construção coletiva de encaminhamentos institucionais. Ao longo dos dois dias, os participantes se dedicaram à elaboração de propostas para subsidiar políticas e diretrizes educacionais para os cursos técnicos e de graduação do IF Goiano.
No âmbito dos cursos técnicos, as discussões se concentram nas Diretrizes do Ensino Médio Integrado, com ênfase na definição de modelos de integração curricular. O diretor de Cursos Técnicos do IF Goiano, Rogério Justino, explicou que o objetivo foi avançar na construção de orientações mais claras para a organização dos cursos e no fortalecimento da articulação entre formação geral, formação técnica e práticas pedagógicas integradoras.
Já na graduação, as atividades foram voltadas à curricularização da extensão, com foco no alinhamento de concepções e encaminhamentos institucionais relacionados às diretrizes da área. Segundo o diretor de Graduação do IF Goiano, Virgílio Tavira Erthal, a dinâmica realizada incluiu a divisão dos coordenadores em grupos temáticos, seguida de rodízio entre eles, promovendo uma elaboração conjunta de propostas a partir de diferentes perspectivas.
Mais do que um espaço de debate, o Fórum se consolida como ambiente de construção coletiva, no qual as reflexões e proposições elaboradas contribuem diretamente para o fortalecimento das políticas acadêmicas do Instituto. A expectativa é que a instituição avance no alinhamento sobre os dois temas estruturantes: a integração curricular no ensino médio integrado e a curricularização da extensão nos cursos de graduação.

Abertura
A cerimônia de abertura do VIII Fórum de Coordenadores de Curso, realizada na tarde da quarta-feira, 8, lotou o auditório da Reitoria do IF Goiano, em Goiânia, reunindo coordenadores dos campi, diretores-gerais, pró-reitores e servidores da casa.
Durante sua fala, o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, destacou o papel dos coordenadores na articulação entre gestão, docentes e estudantes, ressaltando a responsabilidade de transformar as decisões institucionais em ações concretas no cotidiano acadêmico. “São vocês que nos possibilitam transformar as decisões institucionais em realidade”, afirmou. O reitor também enfatizou a atuação dos servidores como elemento central para o funcionamento e excelência da instituição, destacando o comprometimento das equipes diante dos desafios enfrentados.
A pró-reitora de Ensino, Geísa Boaventura, reforçou o esforço coletivo para a realização do evento de forma presencial, mesmo diante de limitações orçamentárias. Para ela, o Fórum representa um espaço importante para o desenvolvimento de políticas institucionais sob a perspectiva da integração. “Quando a gente avança na discussão e faz uma construção coletiva, proporcionamos metodologias que efetivamente atingem esses meninos e meninas que chegam para nós”, pontuou.
O momento contou também com a participação do pró-reitor de Extensão, Luciano Carlos Ribeiro; da coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraci Silva, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; e do diretor de Assuntos Estudantis, Fabiano Arantes. Em suas falas, os gestores destacaram a importância da elaboração de estratégias institucionais a partir da coletividade, do compartilhamento de experiências entre os campi e do fortalecimento do sentimento de pertencimento dos coordenadores, refletido diretamente na formação dos estudantes e no desenvolvimento institucional.

Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais