MP conhece projetos ambientais do Campus Rio Verde
Projetos de ensino, pesquisa e extensão do Campus Rio Verde ligados a área ambiental são apresentados a promotores do Ministério Público. A intenção é estabelecer parceria entre a Instituição e o MP para apoio no desenvolvimento desses projetos.
A visita ocorreu na tarde da última segunda-feira (22). Os promotores de justiça da Comarca de Rio Verde, Dr. Lúcio Cândido de Oliveira Júnior, e Dra. Renata Dantas de Morais e Macedo, foram recebidos pelo diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães. Na ocasião, eles conheceram alguns projetos ambientais que estão sendo desenvolvidos no campus, dentre eles, o Jardim Botânico, que está em fase de estruturação.
O projeto de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), coordenado pelo professor Lucas Angelini, também foi apresentado aos promotores. O modelo que está sendo desenvolvido pelos pesquisadores do campus é inspirado em uma iniciativa da Universidade Federal de Viçosa e, em suma, objetiva monitorar microbacias hidrográficas da região de Rio Verde a fim de identificar o potencial de conflitos e de uso da água. Esse monitoramento irá indicar o que produzir e onde produzir, levando em conta o uso da água e sua compensação. O valor aproximado desse projeto é de 80 mil reais.
O projeto de construção do laboratório de sementes e criopreservação, encabeçado pela professora Juliana Sales, também foi apresentado aos promotores. É um projeto robusto que tem valor aproximado de 1 milhão e 200 mil reais.
De acordo com o professor Fabiano, a promotoria pretende viabilizar a destinação de verbas oriundas de acordos relacionados a crimes ambientais para ajudar no desenvolvimento de projetos com ênfase ao meio ambiente. Recursos que poderão ser utilizados na aquisição de mudas e equipamentos e, ainda, na manutenção das ferramentas e construção de infraestruturas de apoio.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais